Avançar para o conteúdo principal

A Arte de Bem Conviver no Local de Trabalho





O nosso local de trabalho é o lugar onde passamos grande parte do nosso tempo. Somos todos diferentes, com diferentes vivências, diferentes personalidades e, por isso mesmo, bem conviver é uma arte.

A boa convivência no trabalho tem como objectivo criar sinergias entre as pessoas, somando esforços e procurando a complementaridade entre os diferentes estilos e actuação de cada um. É fundamental que não confrontemos com o outro, mas que seja efectuado um esforço para encontrar o seu canal de sintonia, através da empatia; tentar utilizar a inteligência emocional a favor de melhores performances, resultados e também da qualidade de vida de todos os que laboram nesse mesmo local.

Seguem algumas dicas práticas que podem ajudar a conseguir a harmonia no local de trabalho:

1 - Seja alegre: Um "bom dia, um "obrigada" , um "por favor", entre outras expressões de cordialidade, acompanhadas de um sorriso, custam pouco e rendem muito.

2 - Seja simples e modesto (a): Não precisa "publicitar" as suas qualidades (nem os seus defeitos); mais cedo ou mais tarde serão reconhecidas pelos outros.

3 - Interesse-se pelos outros: só assim os outros se interessarão por si.

4 - Seja um bom conversador: Ouça mais do que fala; não por acaso que tem duas orelhas e só uma boca!

5 - Seja optimista e pense positivo (aqui, recomendo vivamente que leia o livro intitulado "O Segredo", de Rhonda Byrne)

6 - Mantenha SEMPRE a sobriedade do cavalheirismo e da "Ladyship": Não fale mal por trás, não perca a oportunidade de reconciliação dando o primeiro passo, respeite as opiniões alheias, faça tantos elogios quantos possíveis desde que sejam sinceros e honestos em vez de críticas.

E agora, 10 "mandamentos" ultra- práticos e que poderá afixar no placard de corticite numa zona de uso comum do seu local de trabalho!

Sempre peça POR FAVOR.
Acendeu a luz? Apague-a!
Abriu  torneira da água? Feche-a!
Desarrumou algo? Arrume!
Não sabe como determinada máquina funciona? Não mexa! Procure ajuda de alguém
Não sabe fazer melhor? Não critique!
Não vai ajudar? Não atrapalhe!
Pediu algo emprestado (um agrafador, por exemplo)? Devolva, depois de utilizar!
Prometeu? Cumpra!
Diga sempre OBRIGADA

Penso que concordará comigo que conviver com pessoas afáveis, educadas e com um sorriso sincero torna seguramente muito mais agradável a nossa jornada diária de trabalho!


E não se esqueça da letra da canção*, "Viver e não ter a vergonha de ser feliz; Cantar e cantar a alegria de ser um eterno aprendiz"

*Música Brasileira intitulada "o que é, o que é?", de Gonzaguinha

Comentários

  1. Prezada Lúcia Ferreira.
    É com enorme prazer que a parabenizamos pelos seu mais recente post. Se todos utilizassem essas "dicas" para se conviver bem, o mundo, como um todo, seria melhor!
    Parabéns!
    Aguardamos ansiosos pela compilação dos textos num livro.
    Abraços,
    Adriana e Henrique Hermida, Brasil, Rio de Janeiro.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Vinho: Onde Servir?

Na sequência dos artigos sobre vinhos, este aborda a questão de em que copo/taça/cálice servir determinado vinho. Para começar, os copos deverão ser incolores e sem ornamentos para que possam deixar transparecer a cor e a pureza do vinho; Devem ter um pé para que se possa segurar por aí e dessa forma, não aquecer o vinho. Por norma, um vinho tinto é servido num cálice grande e aberto, por forma a permitir a libertação dos seus aromas; e o vinho branco num cálice pequeno e fechado, permitindo assim a concentração dos seus aromas. balão (copo redondo, permite que o vinho “respire”, ideal para tintos nobres e envelhecidos); túlipa (parece um sino invertido, recomenda-se para servir vinhos brancos, rosés e tintos jovens); bordalês (copo elegante, perfeito para vinhos brancos, rosés e tintos jovens); taça (um copo largo e achatado, utilizado para o vinho tinto, mas também para servir espumante doce); flute (elegante e esguio, é o mais utilizado para servir champanhe). Nada d...

Etiqueta Empresarial Em Angola

A guerra civil de longa duração, afectou a economia angolana. No entanto, desde o final da guerra em 2002, o Governo começou a reconstruir a nação através de significativas reformas políticas e financeiras. O país é detentor de recursos naturais que têm o potencial de tornar Angola um país muito rico, a produção e exportação de petróleo contínua coloca Angola no caminho para o crescimento económico sustentado. Hoje, os esforços de Angola na revitalização e manutenção da estabilidade política e económica estão a captar o interesse de investidores estrangeiros e a contribuir para a abertura do país para aumentar as oportunidades de negócios internacionais. Práticas de Trabalho em Angola  Preparação da Viagem: • As horas de trabalho em Angola é de Segunda a Quinta-feira de cerca de 7h30 - 18:30, com um intervalo de duas horas para almoço e na Sexta-feira somente pela manhã. Apenas alguns escritórios estão abertos aos sábados. • Os angolanos têm uma atitude mais flexív...

Refeições de Trabalho

  Almoços de Trabalho Segue-se uma pequena lista de dicas que o/a ajudarão quando confrontado(a) com a perspectiva de ir almoçar com um cliente ou com o chefe: -           Esteja a 100% com a(s) pessoa(s) com quem está a almoçar. Não há nada pior do que estar a ter uma conversa com alguém que está metade ali e metade noutro lado. -           Seja pontual .  Embora seja de senso comum, a percentagem de pessoas que chegam atrasadas está acima dos 65%. Não estique o seu tempo até ao limite antes de sair do escritório. Leve consigo algo para ler, chegue cedo, sente-se no lobby. O chegar atrasado fica implantado na memória dos outros e exige um pedido de desculpas da sua parte. -           Desligue o seu telemóvel antes de entrar no restaurante Ninguém à sua volta está interessado em ouvir as suas conversas ao tele...