Avançar para o conteúdo principal

Etiqueta Empresarial Em Angola


A guerra civil de longa duração, afectou a economia angolana. No entanto, desde o final da guerra em 2002, o Governo começou a reconstruir a nação através de significativas reformas políticas e financeiras. O país é detentor de recursos naturais que têm o potencial de tornar Angola um país muito rico, a produção e exportação de petróleo contínua coloca Angola no caminho para o crescimento económico sustentado.
Hoje, os esforços de Angola na revitalização e manutenção da estabilidade política e económica estão a captar o interesse de investidores estrangeiros e a contribuir para a abertura do país para aumentar as oportunidades de negócios internacionais.

Práticas de Trabalho em Angola
 Preparação da Viagem:
• As horas de trabalho em Angola é de Segunda a Quinta-feira de cerca de 7h30 - 18:30, com um intervalo de duas horas para almoço e na Sexta-feira somente pela manhã. Apenas alguns escritórios estão abertos aos sábados.
• Os angolanos têm uma atitude mais flexível em relação ao tempo; não se surpreenda se as reuniões de trabalho ou eventos sociais começam tarde.
• Agendar reuniões de negócios com a maior antecedência possível, de preferência um ou dois meses antes da data pretendida. Ligar sempre na véspera da data marcada a confirmar.

 Durante a Estada em Angola:
• Os títulos académicos são importantes e devem ser utilizados ​​para mostrar o respeito para aqueles com autoridade e habilitações literárias. Autoridades do Governo são tratadas por "Excelência".
• Saudações são muito importantes em Angola. Apresentações iniciais são sempre muito formais.
• Apertos de mão são geralmente trocados antes e depois das reuniões de negócios.
• Homens costumam usar trajes leves e muitas vezes as mulheres usam saias longas. Deverá vestir-se bem, pois mostra respeito ao seu homólogo angolano.
• Reuniões iniciais são sobre o estabelecimento de relação pessoal e desenvolvimento da confiança mútua, dois elementos vitais na cultura empresarial angolana. Nesta fase, os julgamentos são feitos antes de quaisquer negociações comerciais a realizar. A construção de relacionamento e rede de contactos é fundamental para garantir sucesso comercial de longo prazo em Angola.


Estrutura e Hierarquia em Empresas Angolanas
• A organização das empresas em Angola é hierárquica. O “status” é importante na sociedade angolana e deve-se respeitar os supervisores e colegas de trabalho.
• Em empresas angolanas, o poder de decisão geralmente encontra-se com a pessoa hierarquicamente superior. No entanto, e similar a muitas outras culturas africanas, decisões são muitas vezes tomada após consulta aos subordinados.
• As divisões tradicionais de trabalho nem sempre são possíveis devido a pressões de necessidades financeiras. Ambos os sexos são igualmente representados na força de trabalho. No entanto, existem discrepâncias entre os sexos; as mulheres ainda têm uma taxa de literacia muito menor, salários inferiores e menos influência na política do que os homens.

Relações de Trabalho em Angola
• As relações pessoais são vitais para Angola na medida em que os angolanos preferem fazer negócios com pessoas que conhecem e confiam. Antes de falar de negócios, despenda algum tempo em conhecer o seu interlocutor.
• Uma parte vital da cultura angolana é o respeito para os antepassados ​​e os anciãos. É visto como muito ofensivo para a maioria dos angolanos se o devido respeito para uma pessoa idosa não é mostrado, especialmente em áreas mais rurais.

Etiqueta Empresarial Angolana (o que deve e não deve fazer):
·      DEVE chegar a tempo às reuniões, mas como regra geral, não espere que seu homólogo angolano o faça.  Para os angolanos, chegar 10 a 15 minutos atrasado é comum.
·      NÃO DEVE  discutir negócios durante as funções sociais. Os angolanos tendem a separar estritamente negócio de sua vida social.
·      DEVE  cumprimentar os seus colegas empresários angolanos com um aperto de mão no início e no final de uma reunião. Esta é uma parte essencial do desenvolvimento da confiança.
·      NÃO DEVE tirar fotos de prédios do governo como pode parecer suspeito e levar a interrogatório e prisão.
·      NÃO DEVE apressar o processo de saudação/ cumprimento.
·      NÃO DEVE surpreender-se se os seus colegas empresários angolanos colocarem questões que possam parecer perguntas do foro pessoal sobre o seu modo de vida; Caracteristicamente, os angolanos tendem a ser pessoas calorosas e amigáveis.

Resta-me desejar, boa viagem e bons negócios!



Comentários

  1. Enviei o link para o meu irmão... nunca se sabe quando poderá ser necessário , mas é sempre bom saber :D

    ResponderEliminar
  2. Querida Dulce, espero que possa ser util ao seu irmao, se bem que estando ele no terreno, eu e que poderei aprender com ele.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social.
1-Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho.
Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)Idade b)Sexo c)Posição social d)Posição política e)Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempre efectuadas com o nome e o sobrenome; não entenda isto como snobismo, mas sim como um ponto de referência importante. Claro que se for uma pessoa …

Bandeiras: Parte I

De repente lembrei-me daquele episódio da Bandeira Nacional (Portugal) hasteada ao contrário (que também tem um significado, já lá vamos) e lembrei de publicar o texto que se segue sobre como colocar / hastear bandeiras.
Vamos, então, explicar qual o significado de uma bandeira hasteada ao contrário: significa que o lugar que essa bandeira representa está sendo invadido pelo inimigo e é um pedido de socorro aos seus aliados!
A bandeira é o símbolo representativo de um Estado soberano, ou país; de um município, de uma sociedade, de um clã, de um reino, de uma coroa; existem normas para hastear as bandeiras e há toda uma simbologia inerente às mesmas. Sem grandes delongas, irei tentar dar umas "dicas" práticas sobre como hastear as bandeiras.
No caso de Portugal, a lei que rege essas regras do desfraldar da bandeira é o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 /3/1987.
Em Portugal e em território português essa lei estipula que a bandeira portuguesa "quando desfraldada com outras bandeir…

Como Atender o Telefone da Sua Empresa

Quantas vezes procurou uma empresa na internet, navega no seu site - extremamente apelativo, por sinal - fica completamente maravilhado com tudo o que a empresa tem para oferecer ao cliente, efectua o contacto telefónico e...decepção! Atendimento telefónico péssimo e sem receber o feedback pelo qual tanto aguardava. O telefone ainda é um instrumento de vendas e de networking muito importante, por isso, é necessário ter em consideração alguns factores quando atender ou efectuar uma chamada telefónica. Não esquecer também da qualidade do atendimento que deve dar igualmente às ligações internas, que comprometem também a comunicação e agilidade no andamento dos negócios da sua empresa. 
Seguem algumas orientações para um atendimento telefónico de excelência:  - Ao atender o telefone diga o nome da empresa,  saudação para as chamadas externas que esteja estipulada pela empresa, seguido do seu nome (ex: protocolo e etiqueta, boa-tarde, fala a Constança, em que lhe posso ser útil?).  - Acas…