Avançar para o conteúdo principal

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988


A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social.

1-      Apresentações:
Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho.

Como se determina a importância?
Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores:
a)      Idade
b)      Sexo
c)       Posição social
d)      Posição política
e)      Hierarquia
As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha.
Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem.
As apresentações devem ser sempre efectuadas com o nome e o sobrenome; não entenda isto como snobismo, mas sim como um ponto de referência importante. Claro que se for uma pessoa conhecida, famosa ou homenageada, dispensa-se a apresentação com o nome e sobrenome da mesma.
Não se cumprimenta com contacto físico (beijos, abraços ou apertos de mão) à mesa. Acena-se com a cabeça , e a saudação é geral.
Quando for apresentado (a), jamais diga “muito prazer”; diga, antes, “como vai”, “muito gosto”, “ bom-dia/ boa-tarde, boa-noite”; são expressões mais elegantes.
Saudar com um sorriso SEMPRE! A primeira impressão é a que fica!
Se tiver de óculos escuros quando for falar com alguém, tire-os; mantenha olhos nos olhos enquanto falam.

2 – Cumprimentos:
O antigo costume de beijar a mão de uma senhora, apesar de pouco usado, ainda é válido. O beijo na mão é uma forma de mostrar respeito e admiração, porém, com o distanciamento que esse mesmo respeito requer. É um gesto rápido, iniciado pela senhora que estende a mão ao homem, pois a ela cabe a iniciativa do cumprimento.
Evita-se o toque dos lábios no beijar, porém, sem afastá-los mais que alguns milímetros: imita-se um beijo à altura da articulação dos dedos com o dorso da mão, não à do punho flexionado. Se a mulher se acha em uma recepção formal e usa luvas, ela as retira (pelo menos a da mão direita) para a eventualidade de ser apresentada a um homem, pois este não deve beijar uma mão enluvada. 
Ao cumprimentar ou reunir-se a um grupo onde apenas uma ou duas pessoas são conhecidas suas, lembre-se de saudar a todas as demais.
O ideal é cumprimentar todas.

Homens x Mulheres
Caso uma senhora à mesa se levante ou venha a se sentar, os homens mais próximos devem levantar-se.

O homem deve carregar sacos, abrir portas e esperar as mulheres entrarem em suas casas, carros etc.
O cavalheirismo é um sucesso. Acreditem!
Era costume deixar a mulher sentar-se sempre de costas para a entrada, mas hoje isso não é mais uma regra obrigatória.
É muito mais simpático deixá-la com a melhor visão geral, ou seja, "com vista para o mar".
Ao entrar num restaurante, o homem precede a mulher até o maître, que, após definir a mesa, deve ser seguido pela mulher à frente do homem. Na saída, a mulher precede o homem.

A mulher diz ao homem o que escolheu, e ele faz o pedido ao maître.

O homem entra antes no banco de trás do carro, pois isso evita que a mulher tenha de escorregar ou deslizar pelo banco.

O homem sempre ajuda a mulher a vestir ou tirar o casaco.

O homem sempre anda na rua do lado externo do passeio, e a mulher fica do lado interno do passeio. É um sinal de protecção.
Curiosidade: Os homens desenvolveram esse hábito para evitar que, ao acompanhar as mulheres, cavalos e carruagens, que circulavam naquelas vias sem qualquer infra-estrutura consequentemente no meio da lama e poças d'água, estas respingassem nos seus vestidos. Ao colocar o casaco no chão em dia de chuva para que a mulher atravessasse sobre ele, o homem demonstrava o auge da gentileza. Os tempos mudaram bastante.
 Esse elegante gesto é totalmente dispensável, mas se ocorresse seria inesquecível... e muito!





O homem jamais carrega a mala de uma mulher.

O homem nunca cruza os talheres demonstrando ter terminado a refeição antes que a mulher o faça.
Procure seguir o ritmo da sua acompanhante.

Comentários

  1. Decididamente não se educa mais como antigamente. A vida era bem mais bonita com todos estes qui pro quos não era? Os jovens de hoje deviam todos ler este teu post.
    Bjs
    Pia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Anónimo,

      É - indubitavelmete - verdade que se já não educa como antes, como tão judiciosamente refere. Há, contudo - felizmente - alguns resistentes que insistem em preservar as normas de boa convivência e educação.
      É - ainda assim - pena que, entre a maioria das pessoas, estes gestos sejam vistos como algo vetusto e ridículo.

      Quanto a mim, pensem o que quiserem. Não prescindirei da minha edicação em função de absolutamente nada.

      Aproveito para referir que "quid pro quo" é - na realidade - a expressão latina para referir um equívoco, a toca de uma coisa por outra.

      Cordiais cumprimentos.

      Eliminar
  2. É como diz a minha avó, que tem 94 anos: " a educação nunca passa de moda". E tu sabes, tão bem ou melhor do que eu, que felizmente ainda há pessoas que se regem por estar normas de comportamento social (tirando a do colocar o casaco na poça de água, para a mulher passar, claro :) )

    um beijinho, amiga Pia

    ResponderEliminar
  3. Oi, Lúcia querida!
    Que post relaxante de se ler. Maravilhoso e me gerou uma certa nostalgia de tempos idos, que sequer conheci.
    Mas, sinceramente, a educação e a gentileza, acompanhadas de um belo sorriso ofertado ao interlocutor, abrem portas e realçam os sabores das primeira impressões.
    Parabéns pelo texto e por sua utilidade social.
    Beijos de todos nós,
    Adri.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo blog Tenho 13 anos e aprendi mais um pouco sobre como o ser um cavaleiro muito bom :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      Gostei muito de saber que o meu blog também interessa jovens da sua faixa etária.

      Eliminar
  5. Olá bom dia,
    Algo que ainda não entendi bem, deve o homem estender primeiro a mão ao cumprimentar uma mulher ou aguardar a decisão dela, obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      De forma sucinta, depende do contexto. Assim, temos:

      1) Contexto social: A mulher deverá estender a mão, antes que o faça o homem que lhe foi apresentado.

      2) Contexto profissional: A pessoa de maior estatuto é quem deve estender a mão em primeiro lugar.

      Em ambos os contextos, acompanhe o aperto de mão com um sorriso e olhando nos olhos da outra pessoa.

      Espero ter respondido à sua questão.

      Qualquer outra dúvida que possa ter, ou algum assunto desta temática abrangente de Protocolo e/ou Etiqueta que gostasse de ver abordado no blog, estou a dispor.

      Eliminar
    2. Boa tarde gostaria de perceber melhor a passagem qui diz evite-se o toque dos labios ao beijar.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Estou 100% de acordo que antigamente era assim como também estou 100% de acordo que hoje deve de ser igual !

    ResponderEliminar
  8. Eu sou do tipo antigo, faço muitas destas coisas, acho que devemos tratar as mulheres com muito carinho e respeito. Gosto de saber que meu filho me cópia em coisas do tipo

    ResponderEliminar
  9. sou um aluno de turismo onde tenho uma matéria que inclui tecnicas de comunicação
    acabo de usar este post para uma apresentação onde tinha de indicar regras de apresentação entre os dois sexos... este post deu me muito geito
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leandro Tavares, fico feliz que o meu sucinto post lhe tenha sido útil no seu percurso académico. Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv

Cartões de Visita

Um cartão de visitas é o aperto de mão que deixamos com alguém. É a expressão visual da nossa identidade. E, por isso mesmo, importante no momento que o entregamos a quem acabamos de conhecer ou a uma pessoa que reencontramos com quem desejamos retomar contacto. Profissionalmente, eles identificam o portador indicando sua ocupação, cargo, localizando em que empresa trabalha etc. Fornecem dados de contacto e são como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se a vontade para estabelecer contacto. - O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se trabalha em uma empresa, provavelmente ele levará o logotipo da mesma, seu nome e cargo no centro. Embaixo, à esquerda, a morada com telefones e fax e a direita o seu e-mail. Se é freelancer, o seu nome e profissão com os dados devem bastar. - Não há nenhum motivo para exibir cores exóticas em um cartão de visitas. A não ser que sua profissão exija que demonstre o quanto pode ser criativo até mesmo no cartão de vi