Avançar para o conteúdo principal

Bandeiras: Parte I


De repente lembrei-me daquele episódio da Bandeira Nacional (Portugal) hasteada ao contrário (que também tem um significado, já lá vamos) e lembrei de publicar o texto que se segue sobre como colocar / hastear bandeiras.

Vamos, então, explicar qual o significado de uma bandeira hasteada ao contrário: significa que o lugar que essa bandeira representa está sendo invadido pelo inimigo e é um pedido de socorro aos seus aliados!

A bandeira é o símbolo representativo de um Estado soberano, ou país; de um município, de uma sociedade, de um clã, de um reino, de uma coroa; existem normas para hastear as bandeiras e há toda uma simbologia inerente às mesmas. Sem grandes delongas, irei tentar dar umas "dicas" práticas sobre como hastear as bandeiras.

No caso de Portugal, a lei que rege essas regras do desfraldar da bandeira é o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 /3/1987.

Em Portugal e em território português essa lei estipula que a bandeira portuguesa "quando desfraldada com outras bandeiras portuguesas ou estrangeiras, ocupará sempre o lugar de honra, de acordo com s normas protocolares em vigor". Diz ainda que:

 - Havendo 2 mastros, o do lado direito, de quem está voltado para o exterior, será reservado à Bandeira Nacional;
 - Havendo 3 mastros, a Bandeira Nacional, ocupará o do centro;


 - Havendo mais de 3 mastros:
      - se colocado em edifícios, a Bandeira Nacional ocupará o do centro, se forem em número ímpar, ou o primeiro à direita do ponto central se forem em número par.

       - Em todos os outros casos, e segundo a lei supra -mencionada, a Bandeira Nacional ocupará o primeiro da direita, ficando todas as outras restantes à sua esquerda.

Parece fácil, mas há que ter em atenção os seguintes detalhes:

1. Como colocar a 2ª bandeira, no caso de serem em número par e haver mais de 3 mastros: simples: basta seguir uma lógica matemática, ie, passamos do 1 para o 3 de do 3 para o 5, no caso de números ímpares e  do 2 para o 4  e do 4 para o 6, no caso dos números pares.

2. A direita do ponto central, fica à esquerda de quem está de frente para elas, ie, à esquerda do observador.

3. num número par de bandeiras, a regra das precedências é centro ( e o centro pode ser uma linha imaginária!) , direita, esquerda, outra vez, direita, esquerda.

ERROS COMUNS NO USO DA BANDEIRA NACIONAL:
Os erros mais comuns, são:
a) Bandeira Nacional de dimensões inferiores às das outras bandeiras hasteadas em conjunto;
b) outra bandeira, por norma a da União Europeia, ocupando uma posição de maior procedência em relação à Bandeira Nacional;
c) Bandeiras Nacionais hasteadas em mau estado de conservação;
d) Bandeira Nacional não respeitando o padrão oficial das cores, desenho ou proporções;
e) Bandeira Nacional demasiado pequena para o mastro ou local onde está hasteada.


No próximo blog, irei falar sobre a questão da colocação das bandeiras no espaço europeu (União Europeia).

Comentários

  1. Querida Lúcia.
    É com enorme prazer que comento o seu post de excelente conteúdo e a sua facilidade ao explanar tema tão complexo. Você o dissecou, nesta primeira parte, com enorme eficiência e acresceu detalhes históricos interessantes.
    Parabéns sempre.
    Beijos mil,
    Adriana Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Adriana,

      É sempre como muito orgulho que vejo que você continua seguindo o meu blog. Um muito obrigada por isso!

      Beijos
      Lúcia

      Eliminar
    2. Querida Lúcia.
      Não apenas seguimos o seu blog, sempre com informações muito relevantes como aguardamos, com ansiedade, a publicação dos seus textos em livro, o que facilitaria em muito a nossa consulta.
      Beijos e parabéns.
      Adriana Ferreira.

      Eliminar
  2. Querida Adriana,

    Obrigada.
    Estou a guardar os textos para, quem sabe mais tarde, os publicar num livro, tal como você sugere.

    beijinho

    Lúcia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Vinho: Onde Servir?

Na sequência dos artigos sobre vinhos, este aborda a questão de em que copo/taça/cálice servir determinado vinho. Para começar, os copos deverão ser incolores e sem ornamentos para que possam deixar transparecer a cor e a pureza do vinho; Devem ter um pé para que se possa segurar por aí e dessa forma, não aquecer o vinho. Por norma, um vinho tinto é servido num cálice grande e aberto, por forma a permitir a libertação dos seus aromas; e o vinho branco num cálice pequeno e fechado, permitindo assim a concentração dos seus aromas. balão (copo redondo, permite que o vinho “respire”, ideal para tintos nobres e envelhecidos); túlipa (parece um sino invertido, recomenda-se para servir vinhos brancos, rosés e tintos jovens); bordalês (copo elegante, perfeito para vinhos brancos, rosés e tintos jovens); taça (um copo largo e achatado, utilizado para o vinho tinto, mas também para servir espumante doce); flute (elegante e esguio, é o mais utilizado para servir champanhe). Nada d...

Etiqueta Empresarial Em Angola

A guerra civil de longa duração, afectou a economia angolana. No entanto, desde o final da guerra em 2002, o Governo começou a reconstruir a nação através de significativas reformas políticas e financeiras. O país é detentor de recursos naturais que têm o potencial de tornar Angola um país muito rico, a produção e exportação de petróleo contínua coloca Angola no caminho para o crescimento económico sustentado. Hoje, os esforços de Angola na revitalização e manutenção da estabilidade política e económica estão a captar o interesse de investidores estrangeiros e a contribuir para a abertura do país para aumentar as oportunidades de negócios internacionais. Práticas de Trabalho em Angola  Preparação da Viagem: • As horas de trabalho em Angola é de Segunda a Quinta-feira de cerca de 7h30 - 18:30, com um intervalo de duas horas para almoço e na Sexta-feira somente pela manhã. Apenas alguns escritórios estão abertos aos sábados. • Os angolanos têm uma atitude mais flexív...

Refeições de Trabalho

  Almoços de Trabalho Segue-se uma pequena lista de dicas que o/a ajudarão quando confrontado(a) com a perspectiva de ir almoçar com um cliente ou com o chefe: -           Esteja a 100% com a(s) pessoa(s) com quem está a almoçar. Não há nada pior do que estar a ter uma conversa com alguém que está metade ali e metade noutro lado. -           Seja pontual .  Embora seja de senso comum, a percentagem de pessoas que chegam atrasadas está acima dos 65%. Não estique o seu tempo até ao limite antes de sair do escritório. Leve consigo algo para ler, chegue cedo, sente-se no lobby. O chegar atrasado fica implantado na memória dos outros e exige um pedido de desculpas da sua parte. -           Desligue o seu telemóvel antes de entrar no restaurante Ninguém à sua volta está interessado em ouvir as suas conversas ao tele...