Avançar para o conteúdo principal

Bandeiras: Parte I


De repente lembrei-me daquele episódio da Bandeira Nacional (Portugal) hasteada ao contrário (que também tem um significado, já lá vamos) e lembrei de publicar o texto que se segue sobre como colocar / hastear bandeiras.

Vamos, então, explicar qual o significado de uma bandeira hasteada ao contrário: significa que o lugar que essa bandeira representa está sendo invadido pelo inimigo e é um pedido de socorro aos seus aliados!

A bandeira é o símbolo representativo de um Estado soberano, ou país; de um município, de uma sociedade, de um clã, de um reino, de uma coroa; existem normas para hastear as bandeiras e há toda uma simbologia inerente às mesmas. Sem grandes delongas, irei tentar dar umas "dicas" práticas sobre como hastear as bandeiras.

No caso de Portugal, a lei que rege essas regras do desfraldar da bandeira é o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 /3/1987.

Em Portugal e em território português essa lei estipula que a bandeira portuguesa "quando desfraldada com outras bandeiras portuguesas ou estrangeiras, ocupará sempre o lugar de honra, de acordo com s normas protocolares em vigor". Diz ainda que:

 - Havendo 2 mastros, o do lado direito, de quem está voltado para o exterior, será reservado à Bandeira Nacional;
 - Havendo 3 mastros, a Bandeira Nacional, ocupará o do centro;


 - Havendo mais de 3 mastros:
      - se colocado em edifícios, a Bandeira Nacional ocupará o do centro, se forem em número ímpar, ou o primeiro à direita do ponto central se forem em número par.

       - Em todos os outros casos, e segundo a lei supra -mencionada, a Bandeira Nacional ocupará o primeiro da direita, ficando todas as outras restantes à sua esquerda.

Parece fácil, mas há que ter em atenção os seguintes detalhes:

1. Como colocar a 2ª bandeira, no caso de serem em número par e haver mais de 3 mastros: simples: basta seguir uma lógica matemática, ie, passamos do 1 para o 3 de do 3 para o 5, no caso de números ímpares e  do 2 para o 4  e do 4 para o 6, no caso dos números pares.

2. A direita do ponto central, fica à esquerda de quem está de frente para elas, ie, à esquerda do observador.

3. num número par de bandeiras, a regra das precedências é centro ( e o centro pode ser uma linha imaginária!) , direita, esquerda, outra vez, direita, esquerda.

ERROS COMUNS NO USO DA BANDEIRA NACIONAL:
Os erros mais comuns, são:
a) Bandeira Nacional de dimensões inferiores às das outras bandeiras hasteadas em conjunto;
b) outra bandeira, por norma a da União Europeia, ocupando uma posição de maior procedência em relação à Bandeira Nacional;
c) Bandeiras Nacionais hasteadas em mau estado de conservação;
d) Bandeira Nacional não respeitando o padrão oficial das cores, desenho ou proporções;
e) Bandeira Nacional demasiado pequena para o mastro ou local onde está hasteada.


No próximo blog, irei falar sobre a questão da colocação das bandeiras no espaço europeu (União Europeia).

Comentários

  1. Querida Lúcia.
    É com enorme prazer que comento o seu post de excelente conteúdo e a sua facilidade ao explanar tema tão complexo. Você o dissecou, nesta primeira parte, com enorme eficiência e acresceu detalhes históricos interessantes.
    Parabéns sempre.
    Beijos mil,
    Adriana Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Adriana,

      É sempre como muito orgulho que vejo que você continua seguindo o meu blog. Um muito obrigada por isso!

      Beijos
      Lúcia

      Eliminar
    2. Querida Lúcia.
      Não apenas seguimos o seu blog, sempre com informações muito relevantes como aguardamos, com ansiedade, a publicação dos seus textos em livro, o que facilitaria em muito a nossa consulta.
      Beijos e parabéns.
      Adriana Ferreira.

      Eliminar
  2. Querida Adriana,

    Obrigada.
    Estou a guardar os textos para, quem sabe mais tarde, os publicar num livro, tal como você sugere.

    beijinho

    Lúcia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Translation

Dear Readers, After publishing the article "Elegance", I learnt that the blog has a facility that allows to translate the post into several languages. You just have to choose the language you want! So, I put the "translation" botton on my blog. I hope that it can be of some help to you all!

Verniz para Trabalhar:

As mãos captam muito a atenção, seja qual for o ambiente. Se as unhas estiverem pintadas, com cores vibrantes, certamente irão destacar-se mais do que a profissional em questão. Para profissionais como advogadas, arquitetas, executivas em geral e médicas, as melhores opções são cores neutras ou mais fechadas, como vermelho escuro (cor de vinho), castanho-chocolate, rosa claro, branco e tons nude.  A moda dos vernizes hipercoloridos, definitivamente é uma moda que pegou. A Industria dos cosméticos não pára de lançar novidades e algumas delas que não se coadunam com o mundo corporativo. A regra geral – salvo algumas excepções de ambiente de trabalho totalmente informal – é manter a sobriedade na forma de se apresentar num todo e isso inclui as unhas. Assim sendo, essa panóplia de cores de verniz num ambiente de trabalho mais formal não é muito bem vista. Tal como na escolha da roupa a ser usada no local de trabalho, é necessário bom-senso também na escolha da cor de verniz a us...