Avançar para o conteúdo principal

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam:

1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor): Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensável.

Nota: a sigla R.S.V.P. (Respondez S'il Vous Plait) é o equivalente à sigla R.S.F.F.; A língua francesa foi durante muito tempo  - e não há assim tanto tempo - a língua diplomata e "chique", daí ainda se utilizar a sigla francesa no lugar da sigla portuguesa.

2 - Convites com a sigla P.M. (Pro Memoria): Expressão latina que significa "para lembrar". Nos dias de hoje muitas pessoas não respondem aos convites, por isso há quem telefone a convidar e só depois de a pessoa aceitar o convite é que se envia um convite escrito, onde risca-se a sigla "R.S.F.F." (ou a sua equivalente em francês) e escreva-se por cima, à mão, a sigla P.M., que é para não esquecer de aparecer no evento.

3 - Envelope com a sigla "P.M.P." (Por Mão Própria): Significa que quem escreveu a missiva / convite, entregou a mesma.

4 - Envelope com a sigla "P.E.F." (Por Especial Favor): Significa que quem escreveu a missiva, pediu a uma terceira pessoa, por exemplo um colega seu,  lhe entregasse a mesma.

5. Envelope com a expressão "em mão": significa que não é a própria pessoa a levar o envelope; poderá ser uma empresa de estafetas, o motorista da empresa, por exemplo, a entregar o envelope.

Nota: O envelope deverá chegar ao seu destinatário sempre fechado. mas atenção a esta regra. Se alguém, seu chefe, por exemplo, lhe entrega um envelope aberto para ser entregue a alguém, significa que ele confia em si; deve retribuir esse acto de confiança e boa fé, fechando o envelope, de preferência na presença do seu chefe.

Fonte: www.docstoc.com

Comentários

  1. Olá, Lúcia!
    Excelente -como de hábito- o seu post.
    Quanto maior o nível de informação, menores as gafes cometidas e você orientou muito bem os seus leitores.
    Beijos mil,
    Adri e Cia.

    ResponderEliminar
  2. Adriana,

    Obrigada! Tento passar a informação de uma forma leve e não maçadora. Espero estar a conseguir!

    um beijinho
    Lúcia

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, uma dúvida... quando eu vou preencher um envelope eu tenho que por o remetente e o destinatário, mas se eu não usar o sistema de correios e entregar em mãos eu tenho que escrever "Em Mãos" no envelope. mas onde? no lugar do endereço do remetente ou do destinatário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Deverá colocar no lugar do endereço do destinatário.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social.
1-Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho.
Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)Idade b)Sexo c)Posição social d)Posição política e)Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempre efectuadas com o nome e o sobrenome; não entenda isto como snobismo, mas sim como um ponto de referência importante. Claro que se for uma pessoa …

Bandeiras: Parte I

De repente lembrei-me daquele episódio da Bandeira Nacional (Portugal) hasteada ao contrário (que também tem um significado, já lá vamos) e lembrei de publicar o texto que se segue sobre como colocar / hastear bandeiras.
Vamos, então, explicar qual o significado de uma bandeira hasteada ao contrário: significa que o lugar que essa bandeira representa está sendo invadido pelo inimigo e é um pedido de socorro aos seus aliados!
A bandeira é o símbolo representativo de um Estado soberano, ou país; de um município, de uma sociedade, de um clã, de um reino, de uma coroa; existem normas para hastear as bandeiras e há toda uma simbologia inerente às mesmas. Sem grandes delongas, irei tentar dar umas "dicas" práticas sobre como hastear as bandeiras.
No caso de Portugal, a lei que rege essas regras do desfraldar da bandeira é o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 /3/1987.
Em Portugal e em território português essa lei estipula que a bandeira portuguesa "quando desfraldada com outras bandeir…

Como Atender o Telefone da Sua Empresa

Quantas vezes procurou uma empresa na internet, navega no seu site - extremamente apelativo, por sinal - fica completamente maravilhado com tudo o que a empresa tem para oferecer ao cliente, efectua o contacto telefónico e...decepção! Atendimento telefónico péssimo e sem receber o feedback pelo qual tanto aguardava. O telefone ainda é um instrumento de vendas e de networking muito importante, por isso, é necessário ter em consideração alguns factores quando atender ou efectuar uma chamada telefónica. Não esquecer também da qualidade do atendimento que deve dar igualmente às ligações internas, que comprometem também a comunicação e agilidade no andamento dos negócios da sua empresa. 
Seguem algumas orientações para um atendimento telefónico de excelência:  - Ao atender o telefone diga o nome da empresa,  saudação para as chamadas externas que esteja estipulada pela empresa, seguido do seu nome (ex: protocolo e etiqueta, boa-tarde, fala a Constança, em que lhe posso ser útil?).  - Acas…