Avançar para o conteúdo principal

Vamos Organizar um Brunch?


O termo brunch é o resultado da junção de duas palavras inglesas: breakfast (pequeno-almoço / café da manhã) + Lunch (almoço); é uma refeição informal, ideal para fim-de-semana, ou dias de lazer, quando acordamos mais tarde.
Regra geral, o Brunch é servido na forma de Buffet, onde deverá haver diversas opções de comida doce e salgada. Nestas opções deve constar pratos quentes e frios , numa diversidade capaz de agradar a todos os convivas.

Comida a servir num Brunch:
Pelo facto de o brunch ser uma união entre pequeno-almoço/café da manhã  + almoço, deverá conter elementos dessas 2 refeições. Carnes e massas caem bem, assim como alimentos mais típicos da manhã, como pão de diversos tipos, queijos e compotas, por exemplo.
Apesar de o brunch ser predominantemente salgado, as sobremesas não poderão ser esquecidas. Frutas e doces variados deverão constar num brunch.
Para beber, pode-se servir infusões, chás, achocolatados, café,sumos naturais, cerveja, vinho, água, leite.


Decoração:
Os detalhes da decoração, fazem toda a diferença. Pode, por exemplo, colocar uma toalha branca na mesa do buffett , deixando a cor para as flores, comida e louça. Escolha louça de tons suaves e variados, como o amarelo, rosa, azul e verde. Se por uma acaso não tiver um jogo de louça em número suficiente, vale misturar serviços, desde que as cores combinem. Louças floridas e delicadas, por exemplo, criam harmonia com tons suaves e pastéis. Ouse também nos guardanapos.

Para completar o clima de festa, enfeite a mesa com flores naturais. Cuidado na escolha das flores, que devem recair naquelas que não exalem perfume muito forte. Exemplo: orquídeas ou Hortênsia.

Fonte: Charme azul



Comentários

  1. Olá, Lu!
    Como sempre, adoro os seus comentários e aguardo o livro, para poder relê-los mais facilmente(internet aqui no Brasil é lenha). Enfim, tenho uma dúvida, que caso possa sanar, ficarei bem feliz: Apesar do brunch (que eu aaaaaaamo) ser naquele horário da preguiça, entre o café da manhã e o almoço, poderia ser servido entre o lanche da tarde e o jantar, numa ocasião mais informal? Não como substituição ao jantar, mas ao receber amigos neste outro horário de preguiça aos fins de semana e feriados.
    É que eu adoooooooooooooooro lanche, mais do que comida, para desespero da sua tia! rsrsrsrs
    Beijos,
    Adri.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Adri!

      Boas notícias para você! O Brunch pode ser servido entre as 10 h da manhã e as 4 da tarde ( Se bem que aqui em Portugal há hotéis que servem Brunches até mais tarde, em horário mais alargado). Num Brunch organizado em sua casa esta regra poderá ser "esquecida", e esse horário poderá ser alargado para até a hora que você e os seus convivas queiram, Desde que todos estejam se divertindo, isso é que é realmente importante! Como sempre, o bom senso deverá prevalecer.

      um beijo

      Eliminar
  2. Ah, eu me esqueci. Poderia, um dia, explorar o tema "Prova oral para concurso público", quanto à vestimenta, cabelos, enfim, apresentação do candidato? Aqui no Brasil há vários concursos em que existe a prova oral e a apresentação do candidato não se resume ao conhecimento. Como são diurnos, fica bem difícil.
    Beijos,
    Adri.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica prometido que no próximo fim-de-semana, irei publicar um artigo sobre esse tema.

      obrigada pela "dica"!

      um beijo


      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social.
1-Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho.
Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)Idade b)Sexo c)Posição social d)Posição política e)Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempre efectuadas com o nome e o sobrenome; não entenda isto como snobismo, mas sim como um ponto de referência importante. Claro que se for uma pessoa …

Bandeiras: Parte I

De repente lembrei-me daquele episódio da Bandeira Nacional (Portugal) hasteada ao contrário (que também tem um significado, já lá vamos) e lembrei de publicar o texto que se segue sobre como colocar / hastear bandeiras.
Vamos, então, explicar qual o significado de uma bandeira hasteada ao contrário: significa que o lugar que essa bandeira representa está sendo invadido pelo inimigo e é um pedido de socorro aos seus aliados!
A bandeira é o símbolo representativo de um Estado soberano, ou país; de um município, de uma sociedade, de um clã, de um reino, de uma coroa; existem normas para hastear as bandeiras e há toda uma simbologia inerente às mesmas. Sem grandes delongas, irei tentar dar umas "dicas" práticas sobre como hastear as bandeiras.
No caso de Portugal, a lei que rege essas regras do desfraldar da bandeira é o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 /3/1987.
Em Portugal e em território português essa lei estipula que a bandeira portuguesa "quando desfraldada com outras bandeir…

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam:

1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor): Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensável.