Avançar para o conteúdo principal

As 10 Regras do (bom) uso do telemóvel



Cada vez mais vejo que as pessoas  - quando se trata de telemóveis  e outros “gadgets”  - esquecem-se de normas simples de boa convivência. Por isso, o post de hoje, com 10 simples regras a seguir :



A Primeira Regra e a mais elementar: Não é da responsabilidade de terceiros cooperar com o uso que você dá ao seu telemóvel; é da sua responsabilidade usar o seu telemóvel de forma inofensiva.   “Inofensiva”, neste caso, não se define pela maneira que você espera que os outros tolerem, mas sim, o que os outros efectivamente consideram ofensivo. Ignore este principio e seguramente será considerado mal educado.
A Segunda Regra: Afaste-se um pouco de outras pessoas com quem esteja, quando fala ao telefone; a maioria das pessoas não estão interessadas em ouvir a sua conversa ao telemóvel
A Terceira Regra: Tente não falar ao telemóvel em espaços fechados e/ ou relativamente pequenos, mesmo que esteja um pouco afastado das outras pessoas, afinal ainda o conseguem ouvir e normalmente têm que permanecer onde estão e consequentemente serem obrigadas a ouvir a sua conversa ( e de alguma forma ficarem aborrecidas).
A Quarta Regra:  Não fale alto; Normalmente não tem de falar alto no microfone do telemóvel para ser ouvido pelo seu interlocutor. Na realidade, ao fazer isso torna mais difícil ser ouvido. Além do mais, ao falar alto ao telemóvel, irá aborrecer as pessoas à sua volta.
A Quinta Regra: Atenção a quando coloca o telefone em alta voz. Deve antes de o fazer, avisar a pessoa com quem está a falar que o irá fazer, ou, se quando atender – no carro – por exemplo – e for acompanhado, deverá avisar a pessoa que lhe ligou, que está no carro, acompanhado e que a chamada está em alta voz.
A Sexta Regra: Não fale de assuntos privados em público. Assuntos privados, são isso mesmo: Privados! Se quem lhe ligou for abordar assuntos privados, diga que ligará mais tarde, ou, se for muito urgente, tente ir para um local mais onde possa ter alguma privacidade, ou  - se tal não for possível – tente conversar através de SMS.
A Sétima Regra: Tente não efectuar outras tarefas enquanto fala ao telemóvel; evite falar ao telemóvel quando conduz, quando está às compras, no banco ou qualquer outra actividade que envolva interagir com outras pessoas. Em algumas situações coloca a sua vida e a de outros em risco e em outras situações pode aborrecer as pessoas com quem está no momento da chamada.
A Oitava Regra: Saiba onde NÃO usar o telemóvel. Alguns locais são inapropriados para usar o telemóvel, portanto evite falar ao telemóvel, ou até que ele toque, enquanto estiver nos seguintes lugares:
 - Casas de banho
 - Elevadores
 - Hospitais
 - Salas de espera
 - Auditórios
 - táxis e transportes públicos no geral
 - reuniões
 -  Bibliotecas
 - museus
 - lugares de culto (Igrejas)
 - Escola (Sala de aula)
 - Funerais
 - Casamentos
 - cinema, teatros
 - Desligue o seu telemóvel, sempre que for solicitado, como por exemplo no avião.
 - ou, na realidade, desligue o seu telemóvel em lugares onde as pessoas possam ser perturbadas pelo facto de o telemóvel estar ligado, a não ser que seja de vital importância e não possa ir para outro lado para atender.
A Nona Regra: Não use o telemóvel quando estiver a fazer uma refeição acompanhado. O ideal será desligar o telemóvel. Se porventura está à espera de uma chamada importante, diga isso mesmo à(s) pessoa(s) com quem está e que é uma chamada que precisa mesmo atender. Apesar disso, não atenda o telemóvel à mesa.  Levante-se a vá atender a chamada num lugar onde não incomode ninguém; demore o tempo equivalente que demoraria se tivesse que ir à casa de banho.  NUNCA escreva SMS quando está à mesa mesmo que a conversa com o seu(s) interlocutor(es) esmoreça; tal gesto, é tido como desrespeitador.

A Décima Regra:  lembre-se que entre uma chamada telefónica e a(s) pessoa(s) que está consigo, a chamada telefónica é o menos importante!


Comentários

  1. ADOREI....êsses conselhos (pricípios basicos) deveriam ser seguidos por todos. Atualmente vale tudo, e não deve ser assim. Muito bom Bjsnós2

    ResponderEliminar
  2. Oi, Lu!
    Excelentes os conselhos. Eu procuro seguir todos eles, até porque entendo o celular como uma ferramenta e não um "senhor" de minha vida.
    Acho mais triste o que vejo sempre: famílias almoçando/jantando sem se comunicarem uns com os outros, mas dentro das redes sociais ou em ligações com terceiros.
    Você, com este post, promove um grande serviço social e, principalmente, em relações humanas.
    Parabéns e muitos beijos,
    Adri.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Adri!
      Infelizmente, os celulares e outros gadgets têm primazia na vida da esmagadora maioria das pessoas; as relações humanas são preteridas... Uma pena, realmente!

      Beijos

      Eliminar
  3. Obrigado pelas regras e conselho.
    Eu procurar me esforçar em cumprir estas regras, e espero quem ler também sera tocado e vai conserteza obedecer .
    Valeu e parabéns
    De PM
    Angola-Luanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Obrigada pelo seu comentário e por visitar o blog.

      Eliminar
  4. Seguiré tus consejos.
    Que bonito post, me he paseado por tu bloc y ha estado un regalo visitarlo, te invito a ver el mio, y esta semana encontraras trucos para hacer una limpieza ecológica del baño que espero te sea útil. Espero tu visita y si no eres seguidora me encantarías que te hicieras y así compartir nuestros blocs. Elracodeldetall.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimada Julia,

      Gracias por su comentario en mi blog. Me alegro de que te haya gustado. Visité su blog y tuve una gran primera impresión! Voy a leer tu blog con cuidado. Me gustó esa idea de usar las sillas que cuelgan en la pared y se utilizan como un armario. Muy bueno!

      Seguramente voy a ser una seguidora de tu blog.

      Un Saludo

      Lúcia Ferreira

      Eliminar
    2. Óptimas regras. Sinto até vergonha das tantas vezes que fiz o que não devia. Obrigado.

      Eliminar
  5. Contudo... as pessoas continuam a cometer sempre os mesmos erros, mesmo que alertadas para o facto.
    Excelente post, para variar ;-)


    Com um ramo de :-)

    ResponderEliminar
  6. Excelente blog !!!!
    http://www.auladeinglesparticular.com/ingles-exames/curso-toefl.php

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social.
1-Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho.
Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)Idade b)Sexo c)Posição social d)Posição política e)Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempre efectuadas com o nome e o sobrenome; não entenda isto como snobismo, mas sim como um ponto de referência importante. Claro que se for uma pessoa …

Como Atender o Telefone da Sua Empresa

Quantas vezes procurou uma empresa na internet, navega no seu site - extremamente apelativo, por sinal - fica completamente maravilhado com tudo o que a empresa tem para oferecer ao cliente, efectua o contacto telefónico e...decepção! Atendimento telefónico péssimo e sem receber o feedback pelo qual tanto aguardava. O telefone ainda é um instrumento de vendas e de networking muito importante, por isso, é necessário ter em consideração alguns factores quando atender ou efectuar uma chamada telefónica. Não esquecer também da qualidade do atendimento que deve dar igualmente às ligações internas, que comprometem também a comunicação e agilidade no andamento dos negócios da sua empresa. 
Seguem algumas orientações para um atendimento telefónico de excelência:  - Ao atender o telefone diga o nome da empresa,  saudação para as chamadas externas que esteja estipulada pela empresa, seguido do seu nome (ex: protocolo e etiqueta, boa-tarde, fala a Constança, em que lhe posso ser útil?).  - Acas…

Bandeiras: Parte I

De repente lembrei-me daquele episódio da Bandeira Nacional (Portugal) hasteada ao contrário (que também tem um significado, já lá vamos) e lembrei de publicar o texto que se segue sobre como colocar / hastear bandeiras.
Vamos, então, explicar qual o significado de uma bandeira hasteada ao contrário: significa que o lugar que essa bandeira representa está sendo invadido pelo inimigo e é um pedido de socorro aos seus aliados!
A bandeira é o símbolo representativo de um Estado soberano, ou país; de um município, de uma sociedade, de um clã, de um reino, de uma coroa; existem normas para hastear as bandeiras e há toda uma simbologia inerente às mesmas. Sem grandes delongas, irei tentar dar umas "dicas" práticas sobre como hastear as bandeiras.
No caso de Portugal, a lei que rege essas regras do desfraldar da bandeira é o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 /3/1987.
Em Portugal e em território português essa lei estipula que a bandeira portuguesa "quando desfraldada com outras bandeir…