Avançar para o conteúdo principal

Saudações e Apresentações



Apresenta-se sempre a pessoa menos importante à mais importante e a mulher é, do ponto de vista das Boas Maneiras, mais importante que o homem. Assim, apresenta-se um homem a uma mulher, alguém a uma autoridade, uma pessoa mais nova a uma mais velha, etc. 

A pessoa mais importante estende a mão à que lhe foi apresentada ou faz um aceno de boas vindas, e ela é quem faz a primeira saudação: "Como está?", ou "Muito gosto" .

Fora de uma apresentação, quando um funcionário encontra seu chefe, é dele a obrigação de saudar, por exemplo, dizer ''bom dia'', ao superior. Estender a mão, porém, é prerrogativa do chefe. Quem estende a mão é o funcionário mais graduado, o mais velho, a mulher - porque cabe a eles decidir se devem ou não ter a iniciativa.

O homem sempre se levanta ao cumprimentar uma mulher, ou alguém hierarquicamente superior. A mulher não precisa se levantar para cumprimentar a outra, salvo em três casos: quando não directamente convidada, para ser apresentada à anfitriã; se convidada, no decorrer do evento dela se aproxima a anfitriã para saudá-la; e a mulher mais nova ao ser apresentada a uma senhora mais velha.

Apresentações entre iguais. Na auto-apresentação entre duas pessoas, o que deve guiar a apresentação é o critério de território, isto é, o principal é o que é abordado, o que está parado. O que se aproxima diz quem é, e aguarda que a pessoa abordada responda com cordialidade e aceitação. Este responderá, dizendo o nome e estendendo a mão àquele que o está abordando.

Os mesmos critérios são utilizados para o caso de um indivíduo que se aproxima de um grupo. No entanto, geralmente alguém se põe como interlocutor de um e de outro lado. Este dirá o nome das pessoas do seu grupo, durante a apresentação. O interlocutor do grupo que se aproxima se identifica e, depois de ser aceite por alguém do grupo abordado, faz as apresentações dos companheiros. Os do grupo abordado irão estender a mão e dizer as expressões costumeiras de simpatia e aceitação a cada indivíduo apresentado pelo interlocutor.

Comentários

  1. Pezada Lúcia Ferreira.
    É com imenso prazer que recebemos o seu novo post e teremos grande satisfação em utilizar os seus ensinamentos valiosos.
    A apresentação diz muito sobre a educação do indivíduo e torna-se uma forte aliada para uma primeira impressão positiva.
    Continuamos aguardando a edição do livro com uma certa ansiedade, porque nos tranquilizará quanto à consultas em todo o canto em que estivermos- e delas necessitarmos!
    Agradecidos sempre e desjando muito $uce$$o.
    Adriana, Henrique e Zilda.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Adriana. Para já, o livro - que ainda está em projecto - será sobre etiqueta dirigida às crianças. Afinal, é de pequenino que se começa!

    Quanto ao livro de Protocolo & Etiqueta, quem sabe, um dia...?

    Feliz Ano de 2013, como votos de que todos os seus sonhos e projectos se realizem!

    Lúcia

    ResponderEliminar
  3. Lúcia, como sempre gosto imenso dos teus "post" e estou com a Adriana. Estamos à espera de um livro! Beijocas
    Pia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pia, obrigada pelo teu comentário e pelo teu apoio. Estou seriamente a pensar na questão do livro. Beijinhos Lúcia

      Eliminar
  4. Dúvida: Numa sms/e-mail/etc. para um colega ou amigo, é educado despedirmo-nos com um beijo ou é melhor beijinhos? Já me foi dito que beijo é reservado ao marido/namorado e beijinhos para os colegas e amigos. Pode esclarecer isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro (a) Anónimo (a),

      Antes de tudo, há que ter sempre presente que nestas questões de etiqueta (e também do protocolo) o bom senso deve imperar.

      Posto isto, vamos à sua dúvida: sms/ e-mail para amigo é uma questão; sms/ e-mail para um colega é outra. Quero com isto dizer que para um amigo poderá efectivamente despedir-se com um beijinho ou beijinhos. Honestamente, nunca ouvi falar na "regra" que mencionou de que beijo é reservado ao marido/namorado e beijinhos para colegas e amigos.

      No que concerne à esfera corporativa e apesar de sms/ e-mail ser uma forma de comunicação escrita mais informal do que uma carta ou até um fax, não devemos despedirmo-nos de um colega de trabalho com "beijinhos". Dependendo do contexto, poderá despedir-se com um "grato" ou "Obrigado", se for um homem , ou "grata" / "Obrigada" se for do género feminino. Outra "formula" poderá ser "cordialmente"; "Atenciosamente", etc. No mundo do trabalho, na dúvida, opte sempre por encerramento neutro da mensagem; Obviamente que um relacionamento profissional, com o tempo, poderá tornar-se num relacionamento de amizade e aí, o encerramento do e-mail poderá evoluir para "beijinhos", por exemplo; Utilize sempre o seu senso comum.

      Espero ter respondido à sua dúvida.

      Votos de um excelente 2014!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv...

Uso de Perfume no Local de Trabalho

O uso do perfume é algo muito pessoal, que depende muito da pessoa e até do estado espírito da pessoa. Há uma série de factores que variam quando se escolhe um perfume, sendo que para ir trabalhar há um factor que é imutável: A discrição! Jamais usar um perfume que seja muito intenso e empeste o ambiente. Aposte, por isso, nos perfumes cítricos e florais. 1.        Como definir que perfume usar: E porque numa empresa trabalhamos com outras pessoas, o uso de perfumes deverá ser muito bem pensado, para não interferir de forma negativa com as outras pessoas. Perfumes muito fortes, podem causar falta de ar, renite alérgica, enjoo, dor de cabeça, irritabilidade e falta de concentração, por isso, muito cuidado na escolha do perfume. 2.        Perfumes e Profissão: a)       Escritório de Advocacia : Jamais usar perfumes marcantes e sensuais. Discrição e austeridade são as palavras-chave! Per...

Marketing Pessoal e Etiqueta

As empresas têm uma estratégia para divulgar sua imagem no mercado de forma positiva. Analogamente, poderá considerar-se como sendo uma micro-empresa; uma “Sociedade Unipessoal” e precisa, igualmente, de organizar todos os aspectos da carreira de forma a serem vistos de forma positiva. Deverá, para isso, aprender as regras de etiqueta empresarial para poder organizar o seu marketing pessoal. Para começar, faça uma análise S.W.O.T. da sua carreira e da sua vida; tenha em linha de conta nessa análise factores como a quantidade de recursos que possui, suas finanças pessoais, sua rede de amigos, seu percurso académico. Para o Marketing Pessoal não importa a sua idade, sexo ou raça; Se organizar um plano de “marketing”, conseguirá alterar os factores que dependem de si de forma a alcançar os seus objectivos. Seguem algumas sugestões de guidelines: A. Definir Objetivo(S): 1. O que realmente quero? 2. Quero ser promovido dentro da minha empresa ou mudar de emprego? 3. ...