Avançar para o conteúdo principal

Porque Melanie Trump estava vestida de Preto no Vaticano?

Resultado de imagem para trump at vaticanUm breve post a propósito da fotografia que circula nas redes sociais da visita do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ao Vaticano e que gerou a pergunta "porque a Primeira Dama e a filha do Presidente estão vestidas de preto?". Eis a resposta:

Quando se tem uma audiência com o Papa no Vaticano, diz o protocolo do Vaticano que um conjunto de regras no que refere ao "dress code" devem ser observadas.

1 - Mulheres

Os ombros devem estar tapados, os vestidos e saias deverão ter comprimento abaixo do joelho. Muito cuidado com os decotes, que deverão ser extremamente discretos, inexistentes, eu diria. Recomenda-se o uso de uma mantilha de renda preta sobre a cabeça. Não usar jóias vistosas. Um discreto colar de pérolas é suficiente.
No que respeita à cor da roupa, é sempre recomendado o preto. A única excepção é o " Previlège du Blanc", dada às rainhas católicas e às consortes dos monarcas católicos. É uma forma de agradecimento às casas reais que permaneceram fiéis à Igreja Católica quando outros reinos se converteram ao protestantismo.
Resultado de imagem para rainha de espanha no vaticano
Rainha Letícia de Espanha a exercer o "Previlège du Blanc"

Resultado de imagem para princess diana vatican
Princesa Diana no Vaticano, vestida de preto: A Igreja do Reino Unido é a Anglicana e o chefe da Igreja é o Monarca; A Princesa Diana vestiu de Preto por representar um país não católico.



2 - Homens

No inicio, o protocolo do Vaticano para as audiências com o Papa obrigava o homens a usar  - independentemente da sua posição quer social, quer política - a usar fraque. No entanto, a partir da década de 80 do século passado, as regras tornaram-se mais flexíveis e permitiram aos homens vestir um fato escuro  (preto , azul marinho ou o cinzento Oxford) e gravata em tons sóbrios.

Espero com este post ter esclarecido de forma simples esta questão.

Comentários

  1. Sempre em cima do acontecimento ;-) Excelente o pormenor da descrição e esclarecimento do que vestiram a rainha Letícia e a princesa Diana. Parabéns.

    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. São posts que pretendem ser despretensiosos, simples e elucidativos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social.
1-Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho.
Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)Idade b)Sexo c)Posição social d)Posição política e)Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempre efectuadas com o nome e o sobrenome; não entenda isto como snobismo, mas sim como um ponto de referência importante. Claro que se for uma pessoa …

Cartões de Visita

Um cartão de visitas é o aperto de mão que deixamos com alguém. É a expressão visual da nossa identidade. E, por isso mesmo, importante no momento que o entregamos a quem acabamos de conhecer ou a uma pessoa que reencontramos com quem desejamos retomar contacto.
Profissionalmente, eles identificam o portador indicando sua ocupação, cargo, localizando em que empresa trabalha etc. Fornecem dados de contacto e são como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se a vontade para estabelecer contacto.
- O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se trabalha em uma empresa, provavelmente ele levará o logotipo da mesma, seu nome e cargo no centro. Embaixo, à esquerda, a morada com telefones e fax e a direita o seu e-mail. Se é freelancer, o seu nome e profissão com os dados devem bastar.

- Não há nenhum motivo para exibir cores exóticas em um cartão de visitas. A não ser que sua profissão exija que demonstre o quanto pode ser criativo até mesmo no cartão de visitas.
- Toda…

Como Atender o Telefone da Sua Empresa

Quantas vezes procurou uma empresa na internet, navega no seu site - extremamente apelativo, por sinal - fica completamente maravilhado com tudo o que a empresa tem para oferecer ao cliente, efectua o contacto telefónico e...decepção! Atendimento telefónico péssimo e sem receber o feedback pelo qual tanto aguardava. O telefone ainda é um instrumento de vendas e de networking muito importante, por isso, é necessário ter em consideração alguns factores quando atender ou efectuar uma chamada telefónica. Não esquecer também da qualidade do atendimento que deve dar igualmente às ligações internas, que comprometem também a comunicação e agilidade no andamento dos negócios da sua empresa. 
Seguem algumas orientações para um atendimento telefónico de excelência:  - Ao atender o telefone diga o nome da empresa,  saudação para as chamadas externas que esteja estipulada pela empresa, seguido do seu nome (ex: protocolo e etiqueta, boa-tarde, fala a Constança, em que lhe posso ser útil?).  - Acas…