Avançar para o conteúdo principal

Porque Melanie Trump estava vestida de Preto no Vaticano?

Resultado de imagem para trump at vaticanUm breve post a propósito da fotografia que circula nas redes sociais da visita do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ao Vaticano e que gerou a pergunta "porque a Primeira Dama e a filha do Presidente estão vestidas de preto?". Eis a resposta:

Quando se tem uma audiência com o Papa no Vaticano, diz o protocolo do Vaticano que um conjunto de regras no que refere ao "dress code" devem ser observadas.

1 - Mulheres

Os ombros devem estar tapados, os vestidos e saias deverão ter comprimento abaixo do joelho. Muito cuidado com os decotes, que deverão ser extremamente discretos, inexistentes, eu diria. Recomenda-se o uso de uma mantilha de renda preta sobre a cabeça. Não usar jóias vistosas. Um discreto colar de pérolas é suficiente.
No que respeita à cor da roupa, é sempre recomendado o preto. A única excepção é o " Previlège du Blanc", dada às rainhas católicas e às consortes dos monarcas católicos. É uma forma de agradecimento às casas reais que permaneceram fiéis à Igreja Católica quando outros reinos se converteram ao protestantismo.
Resultado de imagem para rainha de espanha no vaticano
Rainha Letícia de Espanha a exercer o "Previlège du Blanc"

Resultado de imagem para princess diana vatican
Princesa Diana no Vaticano, vestida de preto: A Igreja do Reino Unido é a Anglicana e o chefe da Igreja é o Monarca; A Princesa Diana vestiu de Preto por representar um país não católico.



2 - Homens

No inicio, o protocolo do Vaticano para as audiências com o Papa obrigava o homens a usar  - independentemente da sua posição quer social, quer política - a usar fraque. No entanto, a partir da década de 80 do século passado, as regras tornaram-se mais flexíveis e permitiram aos homens vestir um fato escuro  (preto , azul marinho ou o cinzento Oxford) e gravata em tons sóbrios.

Espero com este post ter esclarecido de forma simples esta questão.

Comentários

  1. Sempre em cima do acontecimento ;-) Excelente o pormenor da descrição e esclarecimento do que vestiram a rainha Letícia e a princesa Diana. Parabéns.

    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. São posts que pretendem ser despretensiosos, simples e elucidativos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempr

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv

Cocktails e Recepções

Hoje, o tema do meu post (como já perceberam), são as recepções, com especial enfoque para os  cocktails. O que é um Cocktail? É uma recepção com características muito próprias, a começar pelo horário: o  cocktail  é geralmente marcado para as 6 ou 7 e encerra-se às 8 ou 9 horas da noite. Como se organiza o espaço onde decorre o Cocktail? É uma característica do  cocktail  que as pessoas circulem, que os anfitriões dêem atenção a cada um com algumas palavras ou breve conversa, e que o encontro seja limitado em torno de duas horas; não é uma recepção sentada, e não se colocam mesinhas e cadeiras. Mesas de centro que tomam lugar são removidas, e os móveis dispostos de modo a deixar maior espaço central, permanecendo no entanto os assentos que houver normalmente na sala, os quais, re-colocados/ reorganizados, servirão para breve descanso dos mais velhos. Neste caso, melhor que formem pequenos conjuntos nos cantos, por não ser muito estético dispô-los todos em fila ao