Avançar para o conteúdo principal

Uso do Telemóvel


    Nos dias de hoje, é inimaginável a vida sem telemóvel. E porque esse (cada vez mais) pequeno aparelho é parte integrante das nossas vidas, é importante que se observem normas de utilização dos mesmos. Afinal, é importante conhecer as regras para saber se, quando e como as podemos quebrar...

Uso de Telemóveis em Locais Públicos
Geralmente é aceite que existem alguns sítios nos quais as pessoas não devem falar ao telemóvel e onde, inclusivamente, apenas o toque do mesmo é considerado inaceitável.
Na maioria dos países, filmes e artes de palco, casamentos e funerais, concertos, discursos e leituras são tipos de eventos públicos onde o toque de um telemóvel, ou mesmo manter uma conversa telefónica, estão absolutamente fora de questão.
Mas isto não significa forçosamente que os telemóveis devam ser desligados ou que não possam ser utilizados de forma alguma. Se por alguma razão o utilizador precisar de estar contactável, poderá ser sempre tirar o toque e ligar apenas a vibração, e usar o teclado para enviar um SMS de resposta. Como alternativa, poderá sempre enviar as chamadas directamente para a caixa de correio de voz, e responder mais tarde.
Se por acaso se esquecer de ligar o modo de alerta silencioso ou de vibração, e o telefone tocar numa altura delicada, a única solução será a de tentar anular a chamada.
Quanto ao tema  «restaurantes», aí o procedimento deverá ser o de o desligar antes de entrar no restaurante, ou se tiver à espera de uma chamada urgente ou muito importante, informa as pessoas com quem vai almoçar desculpando-se. Quando atentar a chamada, seja breve. Caso se tenha esquecido de desligar o telemóvel antes de ter entrado no restaurante, e este tocar, peça desculpa às pessoas com quem está e rejeite a chamada.
Se vai de viagem, e dado que existem protocolos de roaming GSM com quase todos os países do mundo, recomendamos que desligue o seu telemóvel quando for dormir, isto para evitar receber chamadas a horas impróprias. Esta regra é também válida no seu quotidiano, pois, contrariamente ao chamado telefone fixo, para um telemóvel pode-se ligar a qualquer hora, pois quem liga, parte do pressuposto que a pessoa se não puder atender terá o telemóvel desligado.

Reuniões de Negócios
No caso das reuniões de negócios, as recomendações para os locais públicos já não se aplica, apesar daquelas baseadas no respeito e na cortesia se manterem. As regras, neste caso, mudam de reunião para reunião dependendo do tipo da mesma. Quando não existirem regras pré-estabelecidas, recomendamos que coloque o seu telemóvel no modo silencioso ou de vibração, e que apenas atenda as chamadas mais importantes.

Transportes Públicos
Os passageiros de alguns meios de transporte, como por exemplo comboio ou autocarro, normalmente esperam que a sua viagem seja tranquila e silenciosa. Daí que alguns destes se possam sentir ofendidos com conversações ao telefone onde o tom de voz seja demasiado elevado. Por esta razão, alguns comboios disponibilizam «zonas silenciosas» e carruagens onde é proibido o uso de telemóveis. Mesmo em carruagens sem restrições, recomenda-se um tom de voz não muito elevado já que com a tecnologia actual dos terminais, não necessário gritar para que nos oiçam do outro lado da linha.
Os locais públicos pequenos também não são o melhor local para se manter uma conversação telefónica. Num elevador cheio de gente, o melhor será pedir ao nosso interlocutor para aguardar alguns segundos.
Tenha Cuidado a Pé
As ruas são obviamente locais indicados para se manter uma conversação telefónica. Contudo, é importante recordar alguns aspectos que poderão passar despercebidos, como é o caso da perda de atenção em relação ao trânsito. Também aqui o acto de gritar para o telemóvel poderá tornar-se incomodativo para os restantes transeuntes, especialmente em locais mais remotos.

Emergências
Os telemóveis tornaram-se em modernos "salva-vidas", proporcionando ajuda a quem necessita, em qualquer parte do mundo, 365 dias por ano. Dezenas de milhares de chamadas são efectuadas diariamente, requerendo a presença da polícia, bombeiros ou de ambulâncias.
A ajuda em caso de emergência deve ser requerida mesmo quando exista alguma dúvida tendo em conta, claro está, a natureza da emergência. Mas deve-se evitar o recurso abusivo dos serviços de assistência. Chamadas desnecessárias ou falsas para estes serviços não só são piadas de gosto duvidoso, como nalguns países são mesmo ilegais.
Para aqueles que viajam frequentemente e levam consigo o telemóvel, convém sempre saber qual é o número local de emergência, para o caso de ser preciso.

Comentários

  1. Vou impimir e colocar num placard que eu conheço bem.... :D

    ResponderEliminar
  2. Ui! Não sei não... Não seremos as duas banidas para todo o sempre por quem eventualmente venha a ler? :) bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Vinho: Onde Servir?

Na sequência dos artigos sobre vinhos, este aborda a questão de em que copo/taça/cálice servir determinado vinho. Para começar, os copos deverão ser incolores e sem ornamentos para que possam deixar transparecer a cor e a pureza do vinho; Devem ter um pé para que se possa segurar por aí e dessa forma, não aquecer o vinho. Por norma, um vinho tinto é servido num cálice grande e aberto, por forma a permitir a libertação dos seus aromas; e o vinho branco num cálice pequeno e fechado, permitindo assim a concentração dos seus aromas. balão (copo redondo, permite que o vinho “respire”, ideal para tintos nobres e envelhecidos); túlipa (parece um sino invertido, recomenda-se para servir vinhos brancos, rosés e tintos jovens); bordalês (copo elegante, perfeito para vinhos brancos, rosés e tintos jovens); taça (um copo largo e achatado, utilizado para o vinho tinto, mas também para servir espumante doce); flute (elegante e esguio, é o mais utilizado para servir champanhe). Nada d...

Etiqueta Empresarial Em Angola

A guerra civil de longa duração, afectou a economia angolana. No entanto, desde o final da guerra em 2002, o Governo começou a reconstruir a nação através de significativas reformas políticas e financeiras. O país é detentor de recursos naturais que têm o potencial de tornar Angola um país muito rico, a produção e exportação de petróleo contínua coloca Angola no caminho para o crescimento económico sustentado. Hoje, os esforços de Angola na revitalização e manutenção da estabilidade política e económica estão a captar o interesse de investidores estrangeiros e a contribuir para a abertura do país para aumentar as oportunidades de negócios internacionais. Práticas de Trabalho em Angola  Preparação da Viagem: • As horas de trabalho em Angola é de Segunda a Quinta-feira de cerca de 7h30 - 18:30, com um intervalo de duas horas para almoço e na Sexta-feira somente pela manhã. Apenas alguns escritórios estão abertos aos sábados. • Os angolanos têm uma atitude mais flexív...

Refeições de Trabalho

  Almoços de Trabalho Segue-se uma pequena lista de dicas que o/a ajudarão quando confrontado(a) com a perspectiva de ir almoçar com um cliente ou com o chefe: -           Esteja a 100% com a(s) pessoa(s) com quem está a almoçar. Não há nada pior do que estar a ter uma conversa com alguém que está metade ali e metade noutro lado. -           Seja pontual .  Embora seja de senso comum, a percentagem de pessoas que chegam atrasadas está acima dos 65%. Não estique o seu tempo até ao limite antes de sair do escritório. Leve consigo algo para ler, chegue cedo, sente-se no lobby. O chegar atrasado fica implantado na memória dos outros e exige um pedido de desculpas da sua parte. -           Desligue o seu telemóvel antes de entrar no restaurante Ninguém à sua volta está interessado em ouvir as suas conversas ao tele...