Avançar para o conteúdo principal

Vinho: Como Servir?


Na sequência do meu post anterior sobre vinho, naturalmente surgiu na minha cabeça a idéia de escrever umas breves linhas de como servir um vinho. 
Servir um vinho é uma arte, que ajuda a melhor saboreá-lo. Assim, depois de escolhida a garrafa e tipo de vinho, e antes de servir, limpe a garrafa, com especial ênfase ao redor do gargalo com o intuito de retirar qualquer pó que possa existir.
 - Todas as garrafas devem ser abertas à mesa, na presença dos convivas, com exceção do vinho tinto, que deve ser aberto entre 30 minutos a 1 hora antes da refeição e vertido lentamente para um decantador . Esta operação permite que o vinho “respire” antes de ser servido e permite também filtrar eventuais resíduos ou impurezas.
 - Quem serve o vinho, deve ser o primeiro a provar o vinho, porque assim atesta a qualidade do mesmo, para além do que se houver resíduos da rolha, os mesmos ficarão no copo de quem provou primeiro.
 - Vinho branco durante a refeição deve ser colocado num frappé (balde com gelo), para manter a temperatura ideal a ser servido (ver post anterior).; já o vinho tinto não tem essa necessidade, visto ser melhor apreciado a temperatura ambiente (entre 14º a 18ºC, dependendo se é jovem ou encorpado).
 - A degustação de vinhos pode ser uma festa de sabores, desde que se observe as seguintes regrinhas:
            - primeiro o vinho seco, depois o doce
            - o Vinho novo deve preceder o vinho velho
            -  o Vinho branco, serve-se antes do vinho tinto
 - Escolha do copo, fica para outro post, sendo que friso aqui que a escolha do copo é tão importante como a escolha do vinho em si, na medida em que o vinho servido em copos distintos, terá um paladar e aroma completamente distintos.

Espero que estejam a gostar desta sequência de post sobre vinhos. Até ao próximo post!

Comentários

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social.
1-Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho.
Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)Idade b)Sexo c)Posição social d)Posição política e)Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempre efectuadas com o nome e o sobrenome; não entenda isto como snobismo, mas sim como um ponto de referência importante. Claro que se for uma pessoa …

Bandeiras: Parte I

De repente lembrei-me daquele episódio da Bandeira Nacional (Portugal) hasteada ao contrário (que também tem um significado, já lá vamos) e lembrei de publicar o texto que se segue sobre como colocar / hastear bandeiras.
Vamos, então, explicar qual o significado de uma bandeira hasteada ao contrário: significa que o lugar que essa bandeira representa está sendo invadido pelo inimigo e é um pedido de socorro aos seus aliados!
A bandeira é o símbolo representativo de um Estado soberano, ou país; de um município, de uma sociedade, de um clã, de um reino, de uma coroa; existem normas para hastear as bandeiras e há toda uma simbologia inerente às mesmas. Sem grandes delongas, irei tentar dar umas "dicas" práticas sobre como hastear as bandeiras.
No caso de Portugal, a lei que rege essas regras do desfraldar da bandeira é o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 /3/1987.
Em Portugal e em território português essa lei estipula que a bandeira portuguesa "quando desfraldada com outras bandeir…

Como Atender o Telefone da Sua Empresa

Quantas vezes procurou uma empresa na internet, navega no seu site - extremamente apelativo, por sinal - fica completamente maravilhado com tudo o que a empresa tem para oferecer ao cliente, efectua o contacto telefónico e...decepção! Atendimento telefónico péssimo e sem receber o feedback pelo qual tanto aguardava. O telefone ainda é um instrumento de vendas e de networking muito importante, por isso, é necessário ter em consideração alguns factores quando atender ou efectuar uma chamada telefónica. Não esquecer também da qualidade do atendimento que deve dar igualmente às ligações internas, que comprometem também a comunicação e agilidade no andamento dos negócios da sua empresa. 
Seguem algumas orientações para um atendimento telefónico de excelência:  - Ao atender o telefone diga o nome da empresa,  saudação para as chamadas externas que esteja estipulada pela empresa, seguido do seu nome (ex: protocolo e etiqueta, boa-tarde, fala a Constança, em que lhe posso ser útil?).  - Acas…