Avançar para o conteúdo principal

Vinho: Como Servir?


Na sequência do meu post anterior sobre vinho, naturalmente surgiu na minha cabeça a idéia de escrever umas breves linhas de como servir um vinho. 
Servir um vinho é uma arte, que ajuda a melhor saboreá-lo. Assim, depois de escolhida a garrafa e tipo de vinho, e antes de servir, limpe a garrafa, com especial ênfase ao redor do gargalo com o intuito de retirar qualquer pó que possa existir.
 - Todas as garrafas devem ser abertas à mesa, na presença dos convivas, com exceção do vinho tinto, que deve ser aberto entre 30 minutos a 1 hora antes da refeição e vertido lentamente para um decantador . Esta operação permite que o vinho “respire” antes de ser servido e permite também filtrar eventuais resíduos ou impurezas.
 - Quem serve o vinho, deve ser o primeiro a provar o vinho, porque assim atesta a qualidade do mesmo, para além do que se houver resíduos da rolha, os mesmos ficarão no copo de quem provou primeiro.
 - Vinho branco durante a refeição deve ser colocado num frappé (balde com gelo), para manter a temperatura ideal a ser servido (ver post anterior).; já o vinho tinto não tem essa necessidade, visto ser melhor apreciado a temperatura ambiente (entre 14º a 18ºC, dependendo se é jovem ou encorpado).
 - A degustação de vinhos pode ser uma festa de sabores, desde que se observe as seguintes regrinhas:
            - primeiro o vinho seco, depois o doce
            - o Vinho novo deve preceder o vinho velho
            -  o Vinho branco, serve-se antes do vinho tinto
 - Escolha do copo, fica para outro post, sendo que friso aqui que a escolha do copo é tão importante como a escolha do vinho em si, na medida em que o vinho servido em copos distintos, terá um paladar e aroma completamente distintos.

Espero que estejam a gostar desta sequência de post sobre vinhos. Até ao próximo post!

Comentários

Mensagens Populares

As 10 Regras do (bom) uso do telemóvel

Cada vez mais vejo que as pessoas   - quando se trata de telemóveis   e outros “gadgets”   - esquecem-se de normas simples de boa convivência. Por isso, o post de hoje, com 10 simples regras a seguir : A Primeira Regra e a mais elementar: Não é da responsabilidade de terceiros cooperar com o uso que você dá ao seu telemóvel; é da sua responsabilidade usar o seu telemóvel de forma inofensiva.   “Inofensiva”, neste caso, não se define pela maneira que você espera que os outros tolerem, mas sim, o que os outros efectivamente consideram ofensivo. Ignore este principio e seguramente será considerado mal educado. A Segunda Regra: Afaste-se um pouco de outras pessoas com quem esteja, quando fala ao telefone; a maioria das pessoas não estão interessadas em ouvir a sua conversa ao telemóvel A Terceira Regra : Tente não falar ao telemóvel em espaços fechados e/ ou relativamente pequenos, mesmo que esteja um pouco afastado das outras pessoas, afinal ai...

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv...

Bandeiras: Parte I

De repente lembrei-me daquele episódio da Bandeira Nacional (Portugal) hasteada ao contrário (que também tem um significado, já lá vamos) e lembrei de publicar o texto que se segue sobre como colocar / hastear bandeiras. Vamos, então, explicar qual o significado de uma bandeira hasteada ao contrário: significa que o lugar que essa bandeira representa está sendo invadido pelo inimigo e é um pedido de socorro aos seus aliados! A bandeira é o símbolo representativo de um Estado soberano, ou país; de um município, de uma sociedade, de um clã, de um reino, de uma coroa; existem normas para hastear as bandeiras e há toda uma simbologia inerente às mesmas. Sem grandes delongas, irei tentar dar umas "dicas" práticas sobre como hastear as bandeiras. No caso de Portugal, a lei que rege essas regras do desfraldar da bandeira é o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 /3/1987. Em Portugal e em território português essa lei estipula que a bandeira portuguesa "quando desfralda...