Avançar para o conteúdo principal

Vinho: Qual Devo Servir?



Esta semana falava-se na questão de que vinho servir com o quê. Rapidamente percebi que havia muitas dúvidas, o que de imediato me levou a pensar neste post.

Gostaria, antes do mais, de lembrar que as regras que irei enunciar, não são regras rígidas. Obviamente o gosto pessoal de cada um deverá ser tido em linha de conta nas escolhas que se fizerem. No  entanto, 3 princípios deverão nortear a sua escolha:

1. O vinho deverá ser escolhido de acordo com o tipo de prato: vinhos encorpados são servidos com pratos de sabores fortes; pratos ligeiros, pedem vinhos suaves.

2. Vinhos mais suaves são servidos antes dos vinhos mais fortes.

3. Os vinhos branco e rosé são servidos antes do vinho tinto.

Segue uma pequeno resumo-sugestão que ajudará a orientar na hora de escolher que vinho servir:

a) Marisco cozido: sirva vinho branco jovem ou verde
b) Marisco cozinhado de forma elaborada: Sirva vinho encorpado
c) Ostras: Sirva vinho branco seco ou espumante branco seco
d) Massas com Marisco: sirva vinho branco seco
e) Peixe delicado: sirva vinho branco jovem
f) Peixe Gordo: sirva vinho branco encorpado
g) Peixe, tipo bacalhau ou atum: sirva vinho tinto jovem
h) Peixe, tipo sardinha: tinto jovem ou verde
i) Aves com tempero suave: sirva tinto jovem, ou branco seco
j) Aves, com tempero forte: sirva vinho tinto maduro e encorpado
k) Caça: sirva tinto encorpado
l) Carnes, com tempero suave: sirva vinho tinto jovem
m)Carnes, com tempero forte: sirva vinho tinto encorpado
n) Queijos, frescos e leves: sirva vinho branco suave
o) Queijos fortes: sirva vinho tinto
p) Doces: sirva vinhos generosos

Cada um destes vinhos deverá ser servido a uma temperatura própria, para que possa ser devidamente apreciado. Assim, temos:

1. Vinho branco jovem, 8ºC
2. Vinho branco encorpado, de 10º a 12ºC
3. Vinho tinto jovem, de 14º a 15ºC
4. vinho tinto encorpado, de 17º a 18ºC
5. Champanhe ou espumante, 8ºC
6. Vinhos generosos, 17ºC

Espero que este post ajude a apreciar melhor a vossa refeição.

Bon Appétit!



Comentários

  1. Muito bom!!! Fiquei com uma vontade de tomar um vinhozinho... Mas, brincadeiras à parte, o post é super elucidativo. Nota 10!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Henrique, pelo seu comentário.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Lúcia!
    Olha que eu acreditava conhecer alguma coisa sobre o tema mas, ao ler o seu post descobri que nada sabia. Sabia, no passado, porque agora já tenho onde consultar o que não conseguir memorizar. Quando o livro for editado, a consulta será mais favorável.
    Beijos e muito $uce$$o.
    Adriana.

    ResponderEliminar
  4. Adriana,

    Obrigada pelo seu comentário e incentivo para continuar!

    Faço votos para que todos os seus projectos que realizou para 2013, se concretizem! Feliz Ano!

    Lúcia

    ResponderEliminar
  5. Lúcia,

    Excelente post sobre algo que adoro. A cultura vinhateira tão Portuguesa, tem, ao longo dos tempos, sido perdida. No entanto sinto que no dias de hoje, estamos a recuperar esse tema. Parabéns pelo Post e Força...

    ResponderEliminar
  6. Ruben,

    Obrigada pelo teu comentário e pela força. Está atento que brevemente irei postar um artigo de como servir um vinho.

    Até lá!

    Lúcia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempr

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv

Cocktails e Recepções

Hoje, o tema do meu post (como já perceberam), são as recepções, com especial enfoque para os  cocktails. O que é um Cocktail? É uma recepção com características muito próprias, a começar pelo horário: o  cocktail  é geralmente marcado para as 6 ou 7 e encerra-se às 8 ou 9 horas da noite. Como se organiza o espaço onde decorre o Cocktail? É uma característica do  cocktail  que as pessoas circulem, que os anfitriões dêem atenção a cada um com algumas palavras ou breve conversa, e que o encontro seja limitado em torno de duas horas; não é uma recepção sentada, e não se colocam mesinhas e cadeiras. Mesas de centro que tomam lugar são removidas, e os móveis dispostos de modo a deixar maior espaço central, permanecendo no entanto os assentos que houver normalmente na sala, os quais, re-colocados/ reorganizados, servirão para breve descanso dos mais velhos. Neste caso, melhor que formem pequenos conjuntos nos cantos, por não ser muito estético dispô-los todos em fila ao