Avançar para o conteúdo principal

As 12 Regras de Etiqueta do FACEBOOK

Tempos modernos. Tempos de mudança rápida, constante, volátil! O convívio social nos dias de hoje, passa muito pelas redes sociais, por isso, no post de hoje irei apresentar 12 regras necessárias para utilizar o Facebook com graça e confiança: 

Fonte: https://sites.stedwards.edu/socialmedia-ahollon/


Regra nº 1 - Não coloque fotos  suas comprometedoras: Se por acaso uma foto sua comprometedora aparecer, peça a quem a postou para a remover.

Regra nº 2 - Não adicione ninguém que não conheça realmente: Numa era em que a privacidade é realmente uma preocupação, recomenda-se que tenha na sua lista de amigos, pessoas que realmente conhece.

Regra n. 3 –Não cair em tentação: Sabia que 2 em 5 empregadores utilizam as redes sociais para fazer um primeiro rastreio a potenciais candidatos e que cerca de 40% desses empregadores encontram razões para NÃO empregar determinados candidatos? Por isso, na hora de colocar algo no facebook , contenha-se e coloque o que possa efectivamente ser visto; resista à tentação de colocar no facebook  fotos do seu último fim de semana de bebedeira, por exemplo.

Regra n.º 4 – Há assuntos que devem ser tratados pessoalmente e não via facebook: Por exemplo, emprestou livros a alguém das suas relações e nunca mais devolveram? Trate dessa questão pessoalmente e não por facebook.

Regra n.º 5 – Selfies, sim, mas não em excesso:  Muitas selfies de “rajada” no facebook, só revela o tamanho da sua vaidade!

Regra n.º 6 – Discrição quando postar algo no mural de alguém: Muitos murais são públicos, por isso contenha-se para não publicar algo muito pessoal.

Regra n.º 7 – Seja consistente: Se mantiver-se leal  à sua verdadeira personalidade, é provável que as outras pessoas de interajam com as suas actualizações.

Regra n.º 8 – Não acabe um relacionamento com uma pessoa por facebook seja em que circunstância for:  Maturidade, aqui é a palavra de ordem ! Há que olhar o outro olhos nos olhos .

Regra n.º 9: Responda aos comentários e mensagens a tempo:  Não ignore as pessoas, isso é deselegante. Responda às mensagens no espaço de 24 horas.

Regra n.º 10 – Não publique muitas fotos do seu romance: Serão seguramente um casal adorável, mas não publique uma “enchente” de fotos vossas.

Regra n.º 11 – Refreie o seu ímpeto de enviar convites para jogos: Não “sufoque” os seus amigos com convites para jogos.


Regra n.º 12 (REGRA DE OURO) – Use a mesma cortesia, respeito e decoro que utiliza, no dia-a-dia, no mundo real: Quando tiver dúvidas, lembre-se que a etiqueta do mundo real deverá ser aplicada nas redes sociais.

Comentários

  1. Descobri hoje este blogue e não posso deixar de endereçar os meus parabéns: de fácil consulta, objectivo e de muita utilidade. Mesmo para quem está familiarizado com esta temática, encontra aqui algumas novidades.
    Bravo Zulu

    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
  2. Caro McGregor,

    Obrigada pelo seu amável comentário. Fico feliz de saber que este blog - para o qual eu gostaria de ter mais tempo para me dedicar - cumpre o objectivo principal. Ser de consulta fácil e objectivo.

    Grata

    Lúcia Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Obrigado com as vossas regras consegui fazer um trabalho de TIC quero que continuem assim seus FDP´s .

    ResponderEliminar
  4. Exatamente o que eu estava procurando sobre etiquetas, obrigada!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempr

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv

Cartões de Visita

Um cartão de visitas é o aperto de mão que deixamos com alguém. É a expressão visual da nossa identidade. E, por isso mesmo, importante no momento que o entregamos a quem acabamos de conhecer ou a uma pessoa que reencontramos com quem desejamos retomar contacto. Profissionalmente, eles identificam o portador indicando sua ocupação, cargo, localizando em que empresa trabalha etc. Fornecem dados de contacto e são como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se a vontade para estabelecer contacto. - O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se trabalha em uma empresa, provavelmente ele levará o logotipo da mesma, seu nome e cargo no centro. Embaixo, à esquerda, a morada com telefones e fax e a direita o seu e-mail. Se é freelancer, o seu nome e profissão com os dados devem bastar. - Não há nenhum motivo para exibir cores exóticas em um cartão de visitas. A não ser que sua profissão exija que demonstre o quanto pode ser criativo até mesmo no cartão de vi