Avançar para o conteúdo principal

AVIÃO: dicas para viajar com Classe




E porque estamos no verão...



Hoje em dia e cada vez mais, as companhias aéreas fazem promoções agressivas e extremamente competitivas, pelo que viajar de avião passou a ser algo bastante comum e sinónimo de transporte fácil e rápido; deixou, portanto, de ser algo restrito.

Atitudes como ser pontual, respeitar o tamanho e peso da bagagem estipulado pelas companhias aéreas e ser cortês com a tripulação, são algumas das atitudes indispensáveis ao viajar de avião.

Discrição é a palavra-chave! Dado que o espaço dentro da aeronave é bastante restrito, todos os seus gestos devem ser efectuados de forma mais contida e falar num tom de voz mais baixo, por forma a não invadir o espaço da outra pessoa.

A pressa da grande maioria dos passageiros é maior responsável por quase todas as gaffes cometidas numa viagem de avião. Por exemplo, ligar o telemóvel ANTES do permitido ou tirar a bagagem do compartimento ANTES do avião ter parado.
Seguem algumas regras que ajudarão a que não cometa gaffes quando viajar de avião:
          


    1. Antes de Embarcar: 


ü  Escolha uma roupa confortável, mas não desleixada. Principalmente se for para outro país, uma má aparência pode causar desconfiança nos policiais da alfândega.
ü  Opte por uma mala ou bagagem de mão do tamanho recomendado pela companhia aérea para não ter problemas na hora de acomodá-la no compartimento acima dos bancos. Leve nela documentos, objectos de valor e uma muda de roupa para o caso da sua bagagem ser extraviada.
ü  Pontualidade é fundamental. Chegue ao aeroporto uma hora antes da partida, para voos nacionais, e duas horas antes, para voos internacionais.
ü  Arrume as malas que serão despachadas de modo que, ao abri-las para uma eventual vistoria, não lhe cause nenhum constrangimento. 
ü  Na hora do check in, escolha uma poltrona de acordo com a sua inquietação. Se gosta de andar para movimentar as pernas ou se costuma ir à casa de banho com frequência, reserve uma do corredor e não uma da Janela. 

2.    Durante o Voo:                                          

ü  Evite bebidas alcoólicas durante o voo. Nessa situação, aquela dose costumeira pode causar problemas inesperados.
ü  Leve um livro ou algo para se distrair durante o voo. Se o passageiro ao seu lado insistir em conversar e isso não for de seu agrado diga algo como: "Gostaria muito de conversar consigo, mas preciso terminar esta leitura até chegar ao meu destino."
ü  Utilize o WC do avião o mínimo possível. Deixe-o limpo ao sair.
ü  Olhe para quem está atrás antes de reclinar seu assento.
ü  Os comissários e comissárias de bordo estão lá para servi-lo da melhor forma, mas não devem ser molestados com gracinhas ou assuntos pessoais. Lembre-se de que eles estão em local de trabalho e têm regras a cumprir.
ü  Ofereça-se para trocar de assento caso perceba que algum casal ficou alojado separadamente.




3    3.  Ao desembarcar:

ü   Seja paciente ao desembarcar e agradeça à tripulação pelos serviços prestados.
ü  Na hora de apanhar a sua mala na esteira, evite aglomeração e aguarde pacientemente a chegada da sua mala. Confira se a mala é mesmo a sua antes de puxá-la.
ü  Por maior que seja a saudade de casa, não saia a correr pela sala ou corredores, principalmente se estiver com um carrinho de malas. Atropelamentos no fim da viagem não são boas lembranças.
ü  Caso tenha algum problema de extravio de malas, procure um funcionário da companhia aérea e explique o caso educadamente. Gritar e fazer escândalo não ajudam.
ü  Conseguir um táxi no aeroporto das grandes cidades pode não ser tarefa simples. Se houver, respeite a fila de chegada. 


Resta-me desejar-vos BOA VIAGEM!, quer seja em férias ou em trabalho.



Comentários

  1. Acho que já preenchi os requisitos para ser uma boa viajante de avião ! Há uma ou duas coisinhas que vou reter para quando perder o medo e voltar a voar. São SUPER dicas !!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São dicas de senso comum, amiga, mas que apercebo-me quando viajo de avião que muita gente as esquece...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social.
1-Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho.
Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)Idade b)Sexo c)Posição social d)Posição política e)Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempre efectuadas com o nome e o sobrenome; não entenda isto como snobismo, mas sim como um ponto de referência importante. Claro que se for uma pessoa …

Bandeiras: Parte I

De repente lembrei-me daquele episódio da Bandeira Nacional (Portugal) hasteada ao contrário (que também tem um significado, já lá vamos) e lembrei de publicar o texto que se segue sobre como colocar / hastear bandeiras.
Vamos, então, explicar qual o significado de uma bandeira hasteada ao contrário: significa que o lugar que essa bandeira representa está sendo invadido pelo inimigo e é um pedido de socorro aos seus aliados!
A bandeira é o símbolo representativo de um Estado soberano, ou país; de um município, de uma sociedade, de um clã, de um reino, de uma coroa; existem normas para hastear as bandeiras e há toda uma simbologia inerente às mesmas. Sem grandes delongas, irei tentar dar umas "dicas" práticas sobre como hastear as bandeiras.
No caso de Portugal, a lei que rege essas regras do desfraldar da bandeira é o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 /3/1987.
Em Portugal e em território português essa lei estipula que a bandeira portuguesa "quando desfraldada com outras bandeir…

Como Atender o Telefone da Sua Empresa

Quantas vezes procurou uma empresa na internet, navega no seu site - extremamente apelativo, por sinal - fica completamente maravilhado com tudo o que a empresa tem para oferecer ao cliente, efectua o contacto telefónico e...decepção! Atendimento telefónico péssimo e sem receber o feedback pelo qual tanto aguardava. O telefone ainda é um instrumento de vendas e de networking muito importante, por isso, é necessário ter em consideração alguns factores quando atender ou efectuar uma chamada telefónica. Não esquecer também da qualidade do atendimento que deve dar igualmente às ligações internas, que comprometem também a comunicação e agilidade no andamento dos negócios da sua empresa. 
Seguem algumas orientações para um atendimento telefónico de excelência:  - Ao atender o telefone diga o nome da empresa,  saudação para as chamadas externas que esteja estipulada pela empresa, seguido do seu nome (ex: protocolo e etiqueta, boa-tarde, fala a Constança, em que lhe posso ser útil?).  - Acas…