Avançar para o conteúdo principal

AVIÃO: dicas para viajar com Classe




E porque estamos no verão...



Hoje em dia e cada vez mais, as companhias aéreas fazem promoções agressivas e extremamente competitivas, pelo que viajar de avião passou a ser algo bastante comum e sinónimo de transporte fácil e rápido; deixou, portanto, de ser algo restrito.

Atitudes como ser pontual, respeitar o tamanho e peso da bagagem estipulado pelas companhias aéreas e ser cortês com a tripulação, são algumas das atitudes indispensáveis ao viajar de avião.

Discrição é a palavra-chave! Dado que o espaço dentro da aeronave é bastante restrito, todos os seus gestos devem ser efectuados de forma mais contida e falar num tom de voz mais baixo, por forma a não invadir o espaço da outra pessoa.

A pressa da grande maioria dos passageiros é maior responsável por quase todas as gaffes cometidas numa viagem de avião. Por exemplo, ligar o telemóvel ANTES do permitido ou tirar a bagagem do compartimento ANTES do avião ter parado.
Seguem algumas regras que ajudarão a que não cometa gaffes quando viajar de avião:
          


    1. Antes de Embarcar: 


ü  Escolha uma roupa confortável, mas não desleixada. Principalmente se for para outro país, uma má aparência pode causar desconfiança nos policiais da alfândega.
ü  Opte por uma mala ou bagagem de mão do tamanho recomendado pela companhia aérea para não ter problemas na hora de acomodá-la no compartimento acima dos bancos. Leve nela documentos, objectos de valor e uma muda de roupa para o caso da sua bagagem ser extraviada.
ü  Pontualidade é fundamental. Chegue ao aeroporto uma hora antes da partida, para voos nacionais, e duas horas antes, para voos internacionais.
ü  Arrume as malas que serão despachadas de modo que, ao abri-las para uma eventual vistoria, não lhe cause nenhum constrangimento. 
ü  Na hora do check in, escolha uma poltrona de acordo com a sua inquietação. Se gosta de andar para movimentar as pernas ou se costuma ir à casa de banho com frequência, reserve uma do corredor e não uma da Janela. 

2.    Durante o Voo:                                          

ü  Evite bebidas alcoólicas durante o voo. Nessa situação, aquela dose costumeira pode causar problemas inesperados.
ü  Leve um livro ou algo para se distrair durante o voo. Se o passageiro ao seu lado insistir em conversar e isso não for de seu agrado diga algo como: "Gostaria muito de conversar consigo, mas preciso terminar esta leitura até chegar ao meu destino."
ü  Utilize o WC do avião o mínimo possível. Deixe-o limpo ao sair.
ü  Olhe para quem está atrás antes de reclinar seu assento.
ü  Os comissários e comissárias de bordo estão lá para servi-lo da melhor forma, mas não devem ser molestados com gracinhas ou assuntos pessoais. Lembre-se de que eles estão em local de trabalho e têm regras a cumprir.
ü  Ofereça-se para trocar de assento caso perceba que algum casal ficou alojado separadamente.




3    3.  Ao desembarcar:

ü   Seja paciente ao desembarcar e agradeça à tripulação pelos serviços prestados.
ü  Na hora de apanhar a sua mala na esteira, evite aglomeração e aguarde pacientemente a chegada da sua mala. Confira se a mala é mesmo a sua antes de puxá-la.
ü  Por maior que seja a saudade de casa, não saia a correr pela sala ou corredores, principalmente se estiver com um carrinho de malas. Atropelamentos no fim da viagem não são boas lembranças.
ü  Caso tenha algum problema de extravio de malas, procure um funcionário da companhia aérea e explique o caso educadamente. Gritar e fazer escândalo não ajudam.
ü  Conseguir um táxi no aeroporto das grandes cidades pode não ser tarefa simples. Se houver, respeite a fila de chegada. 


Resta-me desejar-vos BOA VIAGEM!, quer seja em férias ou em trabalho.



Comentários

  1. Acho que já preenchi os requisitos para ser uma boa viajante de avião ! Há uma ou duas coisinhas que vou reter para quando perder o medo e voltar a voar. São SUPER dicas !!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São dicas de senso comum, amiga, mas que apercebo-me quando viajo de avião que muita gente as esquece...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempr

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv

Cocktails e Recepções

Hoje, o tema do meu post (como já perceberam), são as recepções, com especial enfoque para os  cocktails. O que é um Cocktail? É uma recepção com características muito próprias, a começar pelo horário: o  cocktail  é geralmente marcado para as 6 ou 7 e encerra-se às 8 ou 9 horas da noite. Como se organiza o espaço onde decorre o Cocktail? É uma característica do  cocktail  que as pessoas circulem, que os anfitriões dêem atenção a cada um com algumas palavras ou breve conversa, e que o encontro seja limitado em torno de duas horas; não é uma recepção sentada, e não se colocam mesinhas e cadeiras. Mesas de centro que tomam lugar são removidas, e os móveis dispostos de modo a deixar maior espaço central, permanecendo no entanto os assentos que houver normalmente na sala, os quais, re-colocados/ reorganizados, servirão para breve descanso dos mais velhos. Neste caso, melhor que formem pequenos conjuntos nos cantos, por não ser muito estético dispô-los todos em fila ao