Avançar para o conteúdo principal

CASAMENTO: Os convidados perfeitos


No post anterior, falou-se - de forma muito genérica - o que  poderá vestir quando convidado (a) para um casamento.
Mas ser convidado para um casamento vai para além do vestir-se de forma adequada para o evento.
Seguem algumas directrizes para que seja o(a) convidado(a) perfeito(a)!
1 - Recebe o convite, normalmente 6 a 8 semanas antes do casamento. Não o esqueça em cima da mesa da cozinha. Verifique a data do casamento, consulte a sua agenda e decida se irá comparecer. Quer possa ir ou não, responda com a maior brevidade possível. os noivos precisam de saber rapidamente quantos convidados irão, na medida que a resposta de cada um dos convidados influencia a organização do evento.
2 notas importantes: 
     - Se por motivo de força maior não poder comparecer ao casamento, depois de ter confirmado a sua presença, avise de imediato os noivos.
      - Não assuma que pode levar mais uma pessoa consigo ao casamento para além das que foram convidadas quando lhe enviaram / entregaram o convite. Pode parecer-lhe óbvio, mas ficaria surpreendida(o) com o número de convidados que pensam que podem acrescentar mais 1 ou 2  pessoas às que foram formalmente convidadas. Mais uma vez, é uma questão que influencia a organização do evento.

2 - Recebe um anúncio de casamento: Se no lugar do convite receber um anúncio de casamento, não se sinta mortalmente ofendida(o); o anúncio de casamento significa que os noivos querem que tome conhecimento que vão casar; Podem ter optado por uma cerimónia intima, restrita e que não lhe foi possível convidar todos os amigos. Se não for amiga(o) chegada(o) dos noivos, ou se um dos noivos for seu colega de trabalho, não se sinta na obrigação de enviar presente de casamento. No entanto, é um gesto educado enviar uma nota pessoal, escrita à mão felicitando os noivos (deseja-se felicidade aos noivos; Parabéns, dá-se aos pais dos noivos).

3 - O Presente: Caso aceite o convite o convite para o casamento, planeie a entrega do presente que pretende oferecer. O presente de casamento deverá ser enviado / entregue ANTES do casamento; não leve o presente para o casamento. Caso opte por oferecer dinheiro, o ideal será efectuar transferência bancária para a conta dos noivos.

4 - A Cerimónia: Seja pontual. Compareça à cerimónia e não só ao copo de água. o Ideal é chegar à cerimónia 30 minutos antes da hora anunciada no convite ou até antes, se for um evento com muitos convidados (acima de 200 convidados). Se porventura quando chegar a cerimónia já tiver começado, entre no recinto de forma discreta e sente-se atrás, perto da entrada. Se quando chegar a noiva já estiver a entrar, espere que ela entre e só aí é que de forma discreta entra e senta-se.

5 - O Copo de Água: Aqui só uma pequena nota: Antes de sair, despeça-se dos pais da noiva ou do noivo (vai depender se é convidado(a) por parte da noiva ou do noivo) e dos noivos, reiterando os votos de felicidade para os noivos.

Comentários

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social.
1-Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho.
Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)Idade b)Sexo c)Posição social d)Posição política e)Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempre efectuadas com o nome e o sobrenome; não entenda isto como snobismo, mas sim como um ponto de referência importante. Claro que se for uma pessoa …

Bandeiras: Parte I

De repente lembrei-me daquele episódio da Bandeira Nacional (Portugal) hasteada ao contrário (que também tem um significado, já lá vamos) e lembrei de publicar o texto que se segue sobre como colocar / hastear bandeiras.
Vamos, então, explicar qual o significado de uma bandeira hasteada ao contrário: significa que o lugar que essa bandeira representa está sendo invadido pelo inimigo e é um pedido de socorro aos seus aliados!
A bandeira é o símbolo representativo de um Estado soberano, ou país; de um município, de uma sociedade, de um clã, de um reino, de uma coroa; existem normas para hastear as bandeiras e há toda uma simbologia inerente às mesmas. Sem grandes delongas, irei tentar dar umas "dicas" práticas sobre como hastear as bandeiras.
No caso de Portugal, a lei que rege essas regras do desfraldar da bandeira é o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 /3/1987.
Em Portugal e em território português essa lei estipula que a bandeira portuguesa "quando desfraldada com outras bandeir…

Como Atender o Telefone da Sua Empresa

Quantas vezes procurou uma empresa na internet, navega no seu site - extremamente apelativo, por sinal - fica completamente maravilhado com tudo o que a empresa tem para oferecer ao cliente, efectua o contacto telefónico e...decepção! Atendimento telefónico péssimo e sem receber o feedback pelo qual tanto aguardava. O telefone ainda é um instrumento de vendas e de networking muito importante, por isso, é necessário ter em consideração alguns factores quando atender ou efectuar uma chamada telefónica. Não esquecer também da qualidade do atendimento que deve dar igualmente às ligações internas, que comprometem também a comunicação e agilidade no andamento dos negócios da sua empresa. 
Seguem algumas orientações para um atendimento telefónico de excelência:  - Ao atender o telefone diga o nome da empresa,  saudação para as chamadas externas que esteja estipulada pela empresa, seguido do seu nome (ex: protocolo e etiqueta, boa-tarde, fala a Constança, em que lhe posso ser útil?).  - Acas…