Avançar para o conteúdo principal

CASAMENTO: Os convidados perfeitos


No post anterior, falou-se - de forma muito genérica - o que  poderá vestir quando convidado (a) para um casamento.
Mas ser convidado para um casamento vai para além do vestir-se de forma adequada para o evento.
Seguem algumas directrizes para que seja o(a) convidado(a) perfeito(a)!
1 - Recebe o convite, normalmente 6 a 8 semanas antes do casamento. Não o esqueça em cima da mesa da cozinha. Verifique a data do casamento, consulte a sua agenda e decida se irá comparecer. Quer possa ir ou não, responda com a maior brevidade possível. os noivos precisam de saber rapidamente quantos convidados irão, na medida que a resposta de cada um dos convidados influencia a organização do evento.
2 notas importantes: 
     - Se por motivo de força maior não poder comparecer ao casamento, depois de ter confirmado a sua presença, avise de imediato os noivos.
      - Não assuma que pode levar mais uma pessoa consigo ao casamento para além das que foram convidadas quando lhe enviaram / entregaram o convite. Pode parecer-lhe óbvio, mas ficaria surpreendida(o) com o número de convidados que pensam que podem acrescentar mais 1 ou 2  pessoas às que foram formalmente convidadas. Mais uma vez, é uma questão que influencia a organização do evento.

2 - Recebe um anúncio de casamento: Se no lugar do convite receber um anúncio de casamento, não se sinta mortalmente ofendida(o); o anúncio de casamento significa que os noivos querem que tome conhecimento que vão casar; Podem ter optado por uma cerimónia intima, restrita e que não lhe foi possível convidar todos os amigos. Se não for amiga(o) chegada(o) dos noivos, ou se um dos noivos for seu colega de trabalho, não se sinta na obrigação de enviar presente de casamento. No entanto, é um gesto educado enviar uma nota pessoal, escrita à mão felicitando os noivos (deseja-se felicidade aos noivos; Parabéns, dá-se aos pais dos noivos).

3 - O Presente: Caso aceite o convite o convite para o casamento, planeie a entrega do presente que pretende oferecer. O presente de casamento deverá ser enviado / entregue ANTES do casamento; não leve o presente para o casamento. Caso opte por oferecer dinheiro, o ideal será efectuar transferência bancária para a conta dos noivos.

4 - A Cerimónia: Seja pontual. Compareça à cerimónia e não só ao copo de água. o Ideal é chegar à cerimónia 30 minutos antes da hora anunciada no convite ou até antes, se for um evento com muitos convidados (acima de 200 convidados). Se porventura quando chegar a cerimónia já tiver começado, entre no recinto de forma discreta e sente-se atrás, perto da entrada. Se quando chegar a noiva já estiver a entrar, espere que ela entre e só aí é que de forma discreta entra e senta-se.

5 - O Copo de Água: Aqui só uma pequena nota: Antes de sair, despeça-se dos pais da noiva ou do noivo (vai depender se é convidado(a) por parte da noiva ou do noivo) e dos noivos, reiterando os votos de felicidade para os noivos.

Comentários

Mensagens Populares

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempr

Cartões de Visita

Um cartão de visitas é o aperto de mão que deixamos com alguém. É a expressão visual da nossa identidade. E, por isso mesmo, importante no momento que o entregamos a quem acabamos de conhecer ou a uma pessoa que reencontramos com quem desejamos retomar contacto. Profissionalmente, eles identificam o portador indicando sua ocupação, cargo, localizando em que empresa trabalha etc. Fornecem dados de contacto e são como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se a vontade para estabelecer contacto. - O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se trabalha em uma empresa, provavelmente ele levará o logotipo da mesma, seu nome e cargo no centro. Embaixo, à esquerda, a morada com telefones e fax e a direita o seu e-mail. Se é freelancer, o seu nome e profissão com os dados devem bastar. - Não há nenhum motivo para exibir cores exóticas em um cartão de visitas. A não ser que sua profissão exija que demonstre o quanto pode ser criativo até mesmo no cartão de vi