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Cocktails e Recepções



Hoje, o tema do meu post (como já perceberam), são as recepções, com especial enfoque para os cocktails.

O que é um Cocktail?
É uma recepção com características muito próprias, a começar pelo horário: o cocktail é geralmente marcado para as 6 ou 7 e encerra-se às 8 ou 9 horas da noite.

Como se organiza o espaço onde decorre o Cocktail?
É uma característica do cocktail que as pessoas circulem, que os anfitriões dêem atenção a cada um com algumas palavras ou breve conversa, e que o encontro seja limitado em torno de duas horas; não é uma recepção sentada, e não se colocam mesinhas e cadeiras. Mesas de centro que tomam lugar são removidas, e os móveis dispostos de modo a deixar maior espaço central, permanecendo no entanto os assentos que houver normalmente na sala, os quais, re-colocados/ reorganizados, servirão para breve descanso dos mais velhos. Neste caso, melhor que formem pequenos conjuntos nos cantos, por não ser muito estético dispô-los todos em fila ao longo das paredes. É uma das características do cocktail a de reunir um número grande de convidados em um espaço no qual, em outro tipo de recepção, não caberia mais que um terço. Mas essa concentração não pode chegar ao ponto de impedir a movimentação das pessoas, porque é parte do clima do cocktail que seja movimentado, a conversa animada, grupos que se formam e que se dissolvem. É uma recepção essencialmente dinâmica, os assuntos que giram em torno das notícias do dia, ao contrário do chá, por exemplo, que é uma recepção de ritmo mais lento e íntimo, mesmo quando muito concorrido.

Deve haver música num Cocktail?
A música é importante: é discreta, apenas como fundo musical que estimula, mas não perturba, a conversação., resumindo-se a um violinista, ou pianista, ou a músicas não dançantes em aparelho de som. A dança não é parte do cocktail clássico e sim dos cocktails festivos ou dançantes, como um tipo de recepção de casamento, por exemplo.

O que servir num Cocktail?
Os salgadinhos são servidos por empregados, mas podem também estar dispostos em um buffet. Caso não haja garçom para servir a bebida, um amigo ou amiga dos anfitriões poderá ajudá-los nesse particular.
As bebidas disponíveis mais comuns são o uísque, o gim, o vodca, o rum, o vermute, o vinho e o champagne, além da cerveja e de sumos de frutas, refrigerantes, água mineral gaseificada ou não, água tónica, e soda, para a preferência dos que não tomam álcool e também, em parte, para a feitura dos coktails.
Primeiro são passadas as bebidas, em seguida os salgadinhos. Juntos, são distribuídos os guardanapos, que não podem ser muito grandes: são menores do que os usados em jantares. Os salgadinhos vão de empadas a outros petiscos, de preferência secos.

Para que ocasiões se organiza um Cocktail?
cocktail clássico é próprio para lançamento de livros (vernissage), para homenagens a pessoas, para o encerramento de ciclos de palestras ou de seminários. O convite para o cocktail é menos formal, poderá ser feito inclusive através de telefonemas. Mesmo que o cocktail tenha sido realizado com fins promocionais, o convidado não deve deixar a festa sem falar com a pessoa que lhe fez o convite, embora não seja necessário despedir-se dela quando decidir sair. Se é o homenageado, deveria ser o primeiro a deixar a recepção, mas não deve se preocupar se alguns dos convidados tiverem motivos para sair antes. Por isso melhor é dizer que o convidado de honra deve despedir-se do anfitrião enquanto ainda houver um bom número de convidados presentes.

O que vestir para um Cocktail?

Use um vestido chique, cujo comprimento fica um pouco acima dos joelhos ou um pouco abaixo dos mesmos. Nada de usar algo muito aparatoso.
Use jóias ou bijuteria de boa qualidade, que valorizem o seu traje, mas não exagere, um ou dois itens são suficientes.
Opte por uma mala ou clutch de boa qualidade, mas lembre-se que você vai carregar a clutch e uma bebida ao mesmo tempo, por isso, cuidado com o tamanho da mesma.
Os sapatos de salto são os mais adequados para este tipo de vestido, mas lembre-se que irá ficar de pé por um bom tempo, então cuidado com a altura dos saltos.
Preste atenção no estilo e vá com os cabelos bem cuidados (presos ou soltos), unhas arranjadas e pintadas e maquilhagem impecável (olho preto esfumado não é uma boa idéia para um cocktail; deixe para um evento mais rocker).


Fica uma última dica: Aproveite a festa e divirta-se!



Comentários

  1. Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado. Sempre que posso publico algo no blog, sendo que uma vez por semana está garantido um artigo! É uma questão de ir passando por cá e ver se há algo mais que lhe interesse (espero que sim!)

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  2. Muito interessante Lúcia parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro André Berggrav,

      Eu é que lhe agradeço por ser leitor do meu Blog!

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  3. Quantos empregados devemos ter por convidado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Mónica,

      Depende do evento. No caso de um cocktail, precisará de 1 empregado para cada 25 convidados.

      Espero ter respondido à sua questão.
      Lúcia Ferreira

      Eliminar
  4. Em caso de um evento de Estado como se organizam os cocktails?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Eugénio Carlos Matlava,

      A questão que coloca é muito abrangente. Para que o posa ajudar terá de s mais específico na sua dúvida. Por exemplo : Qundo enviar os convites? Como calcular a quantidade de comida e bebida? Necessidade de colocar bandeiras? Como colocar bandeiras? Há toda uma panóplia de detalhes aquando da organização de um evento, que, para que eu possa ajudar, deverá ser mais específico na sua dúvida.

      Cumprimenta a,
      Maria Lúcia Ferreira

      Eliminar

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