Hoje, o tema do meu
post (como já perceberam), são as recepções, com especial enfoque para os cocktails.
O que é um Cocktail?
É uma recepção com
características muito próprias, a começar pelo horário: o cocktail é
geralmente marcado para as 6 ou 7 e encerra-se às 8 ou 9 horas da noite.
Como se organiza o
espaço onde decorre o Cocktail?
É uma característica
do cocktail que as pessoas circulem, que os anfitriões dêem
atenção a cada um com algumas palavras ou breve conversa, e que o encontro seja
limitado em torno de duas horas; não é uma recepção sentada, e não se colocam
mesinhas e cadeiras. Mesas de centro que tomam lugar são removidas, e os móveis
dispostos de modo a deixar maior espaço central, permanecendo no entanto os
assentos que houver normalmente na sala, os quais, re-colocados/ reorganizados,
servirão para breve descanso dos mais velhos. Neste caso, melhor que formem
pequenos conjuntos nos cantos, por não ser muito estético dispô-los todos em
fila ao longo das paredes. É uma das características do cocktail a
de reunir um número grande de convidados em um espaço no qual, em outro tipo de
recepção, não caberia mais que um terço. Mas essa concentração não pode chegar
ao ponto de impedir a movimentação das pessoas, porque é parte do clima do
cocktail que seja movimentado, a conversa animada, grupos que se formam e que
se dissolvem. É uma recepção essencialmente dinâmica, os assuntos que giram em
torno das notícias do dia, ao contrário do chá, por exemplo, que é uma recepção
de ritmo mais lento e íntimo, mesmo quando muito concorrido.
Deve haver música num
Cocktail?
A música é
importante: é discreta, apenas como fundo musical que estimula, mas não
perturba, a conversação., resumindo-se a um violinista, ou pianista, ou a
músicas não dançantes em aparelho de som. A dança não é parte do cocktail clássico
e sim dos cocktails festivos ou dançantes, como um tipo de recepção
de casamento, por exemplo.
O que servir num
Cocktail?
Os salgadinhos são
servidos por empregados, mas podem também estar dispostos em um buffet.
Caso não haja garçom para servir a bebida, um amigo ou amiga dos anfitriões
poderá ajudá-los nesse particular.
As bebidas
disponíveis mais comuns são o uísque, o gim, o vodca, o rum, o vermute, o vinho
e o champagne, além da cerveja e de sumos de frutas, refrigerantes, água
mineral gaseificada ou não, água tónica, e soda, para a preferência dos que não
tomam álcool e também, em parte, para a feitura dos coktails.
Primeiro são passadas
as bebidas, em seguida os salgadinhos. Juntos, são distribuídos os guardanapos,
que não podem ser muito grandes: são menores do que os usados em jantares. Os
salgadinhos vão de empadas a outros petiscos, de preferência secos.
Para que ocasiões se
organiza um Cocktail?
O cocktail clássico
é próprio para lançamento de livros (vernissage), para homenagens a pessoas,
para o encerramento de ciclos de palestras ou de seminários. O convite para o cocktail é
menos formal, poderá ser feito inclusive através de telefonemas. Mesmo que o cocktail tenha
sido realizado com fins promocionais, o convidado não deve deixar a festa sem
falar com a pessoa que lhe fez o convite, embora não seja necessário
despedir-se dela quando decidir sair. Se é o homenageado, deveria ser o
primeiro a deixar a recepção, mas não deve se preocupar se alguns dos
convidados tiverem motivos para sair antes. Por isso melhor é dizer que o
convidado de honra deve despedir-se do anfitrião enquanto ainda houver um bom
número de convidados presentes.
O que vestir para um
Cocktail?
Use um vestido
chique, cujo comprimento fica um pouco acima dos joelhos ou um pouco abaixo dos
mesmos. Nada de usar algo muito aparatoso.
Use jóias ou bijuteria
de boa qualidade, que valorizem o seu traje, mas não exagere, um ou dois itens são
suficientes.
Opte por uma mala ou
clutch de boa qualidade, mas lembre-se que você vai carregar a clutch e uma
bebida ao mesmo tempo, por isso, cuidado com o tamanho da mesma.
Os sapatos de salto
são os mais adequados para este tipo de vestido, mas lembre-se que irá ficar de
pé por um bom tempo, então cuidado com a altura dos saltos.
Preste atenção no estilo e vá com os cabelos bem cuidados (presos ou soltos), unhas arranjadas e pintadas e maquilhagem impecável (olho preto esfumado não é uma boa idéia para um cocktail; deixe para um evento mais rocker).
Preste atenção no estilo e vá com os cabelos bem cuidados (presos ou soltos), unhas arranjadas e pintadas e maquilhagem impecável (olho preto esfumado não é uma boa idéia para um cocktail; deixe para um evento mais rocker).
Fica uma última dica: Aproveite a festa e divirta-se!
Gostei!
ResponderEliminarFico contente que tenha gostado. Sempre que posso publico algo no blog, sendo que uma vez por semana está garantido um artigo! É uma questão de ir passando por cá e ver se há algo mais que lhe interesse (espero que sim!)
EliminarMuito interessante Lúcia parabéns.
ResponderEliminarCaro André Berggrav,
EliminarEu é que lhe agradeço por ser leitor do meu Blog!
Quantos empregados devemos ter por convidado?
ResponderEliminarCara Mónica,
EliminarDepende do evento. No caso de um cocktail, precisará de 1 empregado para cada 25 convidados.
Espero ter respondido à sua questão.
Lúcia Ferreira
Em caso de um evento de Estado como se organizam os cocktails?
ResponderEliminarCaro Eugénio Carlos Matlava,
EliminarA questão que coloca é muito abrangente. Para que o posa ajudar terá de s mais específico na sua dúvida. Por exemplo : Qundo enviar os convites? Como calcular a quantidade de comida e bebida? Necessidade de colocar bandeiras? Como colocar bandeiras? Há toda uma panóplia de detalhes aquando da organização de um evento, que, para que eu possa ajudar, deverá ser mais específico na sua dúvida.
Cumprimenta a,
Maria Lúcia Ferreira
MUITO BOM ... PARABÉNS
ResponderEliminar