Seguidores/Followers

domingo, 10 de Junho de 2012

Finger Food


Conhecem o conceito de finger food? Eventualmente sim, mas não com esta designação... Finger food é exactamente o que sugere a designação em inglês: "comida para comer com as mãos"!



Diz-se que a expressão ficou conhecida quando a actriz Joan Collins começou a exigir aperitivos pequenos para comer com a ponta dos dedos , para não borrar o baton... Certo é que este conceito veio simplificar a maneira de servir (o que não significa não receber em grande estilo!), tendo-se verificado ser uma óptima solução para todos os tipos de comemorações e não fere de todo em todo os princípios da etiqueta. É uma tendência para as mais diversas comemorações, onde se pode apreciar deliciosos petiscos sem prato, garfo, faca. No lugar, utilizam-se colherzinhas, palitinhos copinhos e outros "inhos" ... o estilo finger food é prático, informal e permite que as pessoas comam de pé.
Seguem algumas regras para comer finger food com elegância:

A. Qual a comida que devo escolher?
Quando for comer finger food especialmente num evento social, o objectivo é comer as comidas que apresentem menos "confusão"; quero eu dizer, procure por finger food que possa ser ingerida de uma só vez quando possível e que não crie uma grande confusão como deixar molho nos seus dedos ou na sua boca. Procure por pequenas sandes ou comidas "secas", por exemplo. Afaste-se de comida com molho ou sobremesas com açúcar em pó (icing sugar). Apesar de deliciosos, este tipo de finger food aumenta a possibilidade de entornar e manchar a roupa, com a qual terá de conviver até ao fim da festa...
B. Quanto comer?
Tipicamente coloca a sua food finger num pequeno prato ou num guardanapo. Na maior parte do tempo comerá de pé, portanto não irá querer ter consigo uma quantidade de comida que não consiga manobrar adequadamente. A regra é retirar uma a três peças de finger food que lhe agrade. Obviamente que poderá ser voltar à mesa da finger food e tirar o que lhe aprouver, sendo que o "segredo" é que conseguir manter uma conversa e mover-se pela sala ou espaço do evento, sem ter o seu pratinho ou guardanapo a "pesar-lhe".
C. Quando comer?
A finger food é tipicamente do tamanho suficientemente pequeno de forma a que possa ser ingerida de uma ou duas vezes no máximo. O objectivo da finger food é promover a conversação e é para ser consumida durante a conversação. Enquanto fala com alguém, termine o seu ponto de vista, ingira um pouco da sua finger food e entretanto deixe o seu interlocutor retorquir. Depois de o seu interlocutor terminar o ponto de vista dele, será a sua vez de responder, enquanto o seu interlocutor ingere a finger food dele.
O objectivo da finger food é de manter uma conversa a fluir, e utilizando o método acima descrito, poderá divertir-se no evento, apreciar boa comida e uma boa conversa.



Sem comentários:

Enviar um comentário