Avançar para o conteúdo principal

NEUROMARKETING: O Encontro entre a Ciência Cerebral e o Marketing



Muito poderia eu discorrer sobre o neuromarketing mas não quero de todo em todo elaborar um post muito longo e incorrer no risco de maçar os leitores. Segue-se uma apresentação sumária, muito sumária, do tema.

O neuromarketing basicamente recorre à medicina para entender e influenciar o cérebro e o processo de compra; é a aplicação das neurociências às ciências do consumo; engloba uma panóplia de disciplinas como a Psicologia, Fisiologia, Biologia, Física, Neurociências, Ciências Cognitivas e, obviamente o Marketing.
Básicamente o Neuromarketing  irá dizer às empresas como o consumidor reage, em relação à cor da embalagem, ao som da caixa quando abaladas, ao cheiro de determinados produtos entre tantas outras questões.
É um tema relativamente novo e muito há ainda por explorar e fazer. Segue uma imagem que explica a influência das cores na tomada de decisão de uma compra.




E a teoria acima descrita é aplicada na prática. Por exemplo, nas  CADEIAS DE FAST FOOD,  o VERMELHO estimula o apetite. Nas cadeias de fast food, o vermelho está presente nos logotipos, mobiliário e embalagens. O consumidor fica com mais fome e come mais rápido, dando assim espaço para outros clientes.

Mas outros sentidos para além da visão são utlizados para estimular o consumo. Por exemplo, em lojas de roupa (e em Portugal uma marca portuguesa sobejamente conhecida já utiliza está técnica), o OLFACTO é estimulado. Como? Simples! LOJA PERFUMADA! Um perfume desperta memórias e deixa o consumidor mais emotivo. Segundo uma pesquisa alemã, perfumar o ambiente aumenta até 15% a probabilidade de uma venda.
Poderia continuar a dissertar sobre o tema, mas não quero (não devo) alongar-me muito mais!
Gostaria de acrescentar que sendo o neuromarketing algo relativamente novo, suscita alguma controvérsia nomeadamente no campo da ética (será ético por parte das organizações? Como implementar um controlo e efectivo e eficaz na área? ). Esperemos que não incorramos no risco de, em prol do lucro, ignorar o livre arbítrio do consumidor!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se...

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv...

Etiqueta Empresarial Chinesa

 E porque um amigo meu vai a negócios à China, decidi escrever este artigo. Espero que seja de alguma utilidade… A.       Aparência na China: a.        Os homens deverão usar fatos clássicos. b.       Tanto os homens como as mulheres deverão usar cores sóbrias. c.        A roupa casual deverá ser igualmente sóbria. d.       A ganga poderá ser usada, no entanto, nunca em ambientes empresariais. B.       Comportamento na China: a.        Não gesticular muito quando fala. Os chineses não gesticulam. Gesticular pode distrair o seu interlocutor. b.       Contacto físico deve ser evitado a todo o custo. c.        Não aponte enquanto fala; Não use o dedo indicador para apontar; use a palma da mão aberta (como na cul...