Avançar para o conteúdo principal

Etiqueta Empresarial Chinesa



 E porque um amigo meu vai a negócios à China, decidi escrever este artigo. Espero que seja de alguma utilidade…

A.      Aparência na China:
a.       Os homens deverão usar fatos clássicos.
b.      Tanto os homens como as mulheres deverão usar cores sóbrias.
c.       A roupa casual deverá ser igualmente sóbria.
d.      A ganga poderá ser usada, no entanto, nunca em ambientes empresariais.

B.      Comportamento na China:
a.       Não gesticular muito quando fala. Os chineses não gesticulam. Gesticular pode distrair o seu interlocutor.
b.      Contacto físico deve ser evitado a todo o custo.
c.       Não aponte enquanto fala; Não use o dedo indicador para apontar; use a palma da mão aberta (como na cultura ocidental).
d.      Ofertas / presentes na China é um tema delicado. Por exemplo, é ilegal oferecer presentes a um membro do Governo. No entanto, no mundo empresarial chinês já começa a ser comum a troca de presentes. É mais aceitável oferecer um presente em privado, ou a um grupo no seu conjunto a fim de evitar situações embaraçosas, sendo que o presente mais aceitável é um banquete/ jantar.
e.      Atenção que os seguintes presentes e/ou cores são associados a morte e não devem ser oferecidos:
                                                               i.      Relógios
                                                             ii.      Sandálias de palha
                                                            iii.      Lenços
                                                           iv.      Algo nas cores branco, azul ou preto
f.        Chegue sempre a tempo, ou se possível, mais cedo.
g.       Não falar de negócios durante as refeições.
h.      É considerado uma forma de cortesia provar todos os pratos que lhe são oferecidos. Detalhe: no fim da refeição é oferecido uma tigela de arroz, que deverá comer só um pouco; se comer todo o conteúdo da tigela, significa que não ficou satisfeito com os pratos anteriores e ainda tem fome.
i.         Atenção às gorjetas, que podem ser consideradas como um insulto, embora essa prática comece a ser comum.

 C.      Comunicar na China:
a.       Inclinar ligeiramente a cabeça é a forma de cumprimentar mais comum, poderá ser também um aperto de mão, mas espere que sejam os chineses a estender a mão em primeiro lugar.
b.      As apresentações são formais. Use os títulos formais / académicos.
c.       Ser pontual é fundamental na China.
d.      Leve várias cópias dos documentos para as reuniões.
e.      O processo de decisão é lento. Não espere concluir um negócio de forma célere.
f.        Os chineses são muito supersticiosos, por isso atenção aos detalhes: Por exemplo: jamais entregue um documento a um chinês que tenha 13 páginas (já me aconteceu esta situação. Tinha o documento completo, impresso quando reparei que tinha 13 páginas. Rasguei essa impressão e formatei o texto para ficar em 14 páginas; mas nunca em 13 páginas)
g.       E a propósito de superstição… mutos chineses poderão querer consultar as estrelas ou esperar por um dia de sorte antes de tomarem uma decisão.
h.      Dê e receba cartões-de-visita com ambas as mãos
i.         Nunca escreva num cartão de visitas ou o coloque na carteira ou no bolso. Tenha consigo uma porta cartões de visitas.
j.        Os chineses dão muita importância à hierarquia e status.
k.       Crie as condições para que sejam os chineses a sair em primeiro lugar das reuniões.
l.         Outro detalhe: para os chineses é muito importante o “salvar a face”. Por vezes sorriem, para esconder o embaraço.

Comentários

  1. Interessante Lúcia e muito válido, obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro André,

      fico contente que tenha gostado. Não tem o que agradecer. É com muito gosto que escrevo. Pena tenho de não ter mais tempo...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ross Vasconcelos,

      Oferecer um presente é sempre um acto de gentileza. Mas mais importante que o presente em si são- no caso como o seu que enviou o vaso - as palavras que deve ter escrito no cartão que acompanhou o presente.

      Deixo-lhe 2 frases extraídas do livro "O principezinho" de Saint-Exupéry, que resumem muito bem o que é mais importante: As pessoas!

      "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante"

      "Os homens compram tudo já pronto nas lojas, mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me".

      Cative de forma genuína os pais da sua namorada e a sua namorada e verá que ela rapidamente voltará para si.

      Boa sorte e felicidades!

      Eliminar
  3. olá
    vou receber uns investidores chineses para possivel compra de umas villas que tenho para vender.
    as mesmas são novas e não estão mobiladas .
    gostaria de saber como o que posso fazer de forma simples para as tornar mais atractivas aos olhos dos compradores chineses tipo : cheiros , cores , espelhos e outros detalhes simples que possa introduzir no momento .. e sobretudo que tipo de erros não devo ter nas casas á sua chegada.
    obigado pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Silva,

      Sugiro que pesquise sobre Feng Shui. Aí encontrará as respostas às suas ddúvidas .

      Bons Negócios!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempr

Cartões de Visita

Um cartão de visitas é o aperto de mão que deixamos com alguém. É a expressão visual da nossa identidade. E, por isso mesmo, importante no momento que o entregamos a quem acabamos de conhecer ou a uma pessoa que reencontramos com quem desejamos retomar contacto. Profissionalmente, eles identificam o portador indicando sua ocupação, cargo, localizando em que empresa trabalha etc. Fornecem dados de contacto e são como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se a vontade para estabelecer contacto. - O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se trabalha em uma empresa, provavelmente ele levará o logotipo da mesma, seu nome e cargo no centro. Embaixo, à esquerda, a morada com telefones e fax e a direita o seu e-mail. Se é freelancer, o seu nome e profissão com os dados devem bastar. - Não há nenhum motivo para exibir cores exóticas em um cartão de visitas. A não ser que sua profissão exija que demonstre o quanto pode ser criativo até mesmo no cartão de vi