Avançar para o conteúdo principal

A Elegância


Hoje, gostaria de abordar o tema Elegância. Não me refiro à elegância no seu sentido mais restrito e ao qual, infelizmente, a maioria das pessoas associa o termo. Refiro-me, sim, à Elegância no seu sentido mais lato e mais interessante e que está a cair em desuso.
Usualmente,  quando se fala em elegância, associa-se roupas, perfumes, acessórios de marca, carros, casas e prestígio social. Mas estes não substituem o tipo de Elegância a que me refiro (reparem que para diferenciar entre uma e outra, escrevo com e-minúsculo ou E-maiúsculo!).
Elegância é muito mais do que ter o peso certo, o cabelo impecavelmente tratado pelo cabeleireiro, os acessórios ou a roupa certa; a Elegância deve começar pelo comportamento.
A Elegância vai para além do saber que talher ou copo usar; é muito mais do que saber o que vestir em cada ocasião. Esta Elegância está em vias de extinção; é rara nos dias que correm. E porque rara é preciosa e, por isso, deverá ser preservada e cuidada com esmero; que possamos criar as condições para ela se reproduzir e proliferar e, assim, sair da sua condição de “vias de extinção”!
Ainda pode ser detectada em algumas pessoas; pessoas que sorriem quando falam; pessoas que falam num tom de voz agradável; pessoas que sabem calar e ouvir e só falam na altura certa; pessoas que elogiam muito mais do que criticam; pessoas que ensinam sem falsas pretensões e sem adoptar um ar superior. São, portanto, pessoas generosas. Levantam-se para ceder o lugar a quem precisa. Abrem a porta com um sorriso. Oferecem presentes fora de data (por mais insignificante que possa parecer), só porque sim. São pessoas com sede de conhecimento; querem aprender sempre mais, compreender melhor. São pessoas que não se afastam do seu estilo só para “seguirem a correnteza” e serem como os outros.
São Elegantes, porque entendem perfeitamente o quão importante é um carinho, um gesto, uma palavra, um conversar “olhos-nos-olhos”, de ser-se solidário, de dar a mão…
Não há livro, nem blog que ensine a ter uma visão generosa do mundo… Pode-se aprender este tipo de Elegância, se estivermos atentos e observarmos com atenção, mas fundamentalmente terá que ser o próprio a cultivá-la, a acarinhá-la e a alimentá-la. Dá trabalho, mas é esta Elegância que é o ícone máximo da ELEGÂNCIA. Afinal, mais importante do que ser detentor da coroa é possuir a majestade!




                                 A Cortesia - Adolphe-William Bouguereau (1825 - 1905)


Comentários

Mensagens Populares

Cartões de Visita

Um cartão de visitas é o aperto de mão que deixamos com alguém. É a expressão visual da nossa identidade. E, por isso mesmo, importante no momento que o entregamos a quem acabamos de conhecer ou a uma pessoa que reencontramos com quem desejamos retomar contacto. Profissionalmente, eles identificam o portador indicando sua ocupação, cargo, localizando em que empresa trabalha etc. Fornecem dados de contacto e são como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se a vontade para estabelecer contacto. - O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se trabalha em uma empresa, provavelmente ele levará o logotipo da mesma, seu nome e cargo no centro. Embaixo, à esquerda, a morada com telefones e fax e a direita o seu e-mail. Se é freelancer, o seu nome e profissão com os dados devem bastar. - Não há nenhum motivo para exibir cores exóticas em um cartão de visitas. A não ser que sua profissão exija que demonstre o quanto pode ser criativo até mesmo no cartão de vi...

Vamos Organizar um Brunch?

O termo brunch é o resultado da junção de duas palavras inglesas: breakfast (pequeno-almoço / café da manhã) + Lunch (almoço); é uma refeição informal, ideal para fim-de-semana, ou dias de lazer, quando acordamos mais tarde. Regra geral, o Brunch é servido na forma de Buffet, onde deverá haver diversas opções de comida doce e salgada. Nestas opções deve constar pratos quentes e frios , numa diversidade capaz de agradar a todos os convivas. Comida a servir num Brunch: Pelo facto de o brunch ser uma união entre pequeno-almoço/café da manhã  + almoço, deverá conter elementos dessas 2 refeições. Carnes e massas caem bem, assim como alimentos mais típicos da manhã, como pão de diversos tipos, queijos e compotas, por exemplo. Apesar de o brunch ser predominantemente salgado, as sobremesas não poderão ser esquecidas. Frutas e doces variados deverão constar num brunch. Para beber, pode-se servir infusões, chás, achocolatados, café,sumos naturais, cerveja, vinho, água, lei...

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se...