Avançar para o conteúdo principal

A Elegância


Hoje, gostaria de abordar o tema Elegância. Não me refiro à elegância no seu sentido mais restrito e ao qual, infelizmente, a maioria das pessoas associa o termo. Refiro-me, sim, à Elegância no seu sentido mais lato e mais interessante e que está a cair em desuso.
Usualmente,  quando se fala em elegância, associa-se roupas, perfumes, acessórios de marca, carros, casas e prestígio social. Mas estes não substituem o tipo de Elegância a que me refiro (reparem que para diferenciar entre uma e outra, escrevo com e-minúsculo ou E-maiúsculo!).
Elegância é muito mais do que ter o peso certo, o cabelo impecavelmente tratado pelo cabeleireiro, os acessórios ou a roupa certa; a Elegância deve começar pelo comportamento.
A Elegância vai para além do saber que talher ou copo usar; é muito mais do que saber o que vestir em cada ocasião. Esta Elegância está em vias de extinção; é rara nos dias que correm. E porque rara é preciosa e, por isso, deverá ser preservada e cuidada com esmero; que possamos criar as condições para ela se reproduzir e proliferar e, assim, sair da sua condição de “vias de extinção”!
Ainda pode ser detectada em algumas pessoas; pessoas que sorriem quando falam; pessoas que falam num tom de voz agradável; pessoas que sabem calar e ouvir e só falam na altura certa; pessoas que elogiam muito mais do que criticam; pessoas que ensinam sem falsas pretensões e sem adoptar um ar superior. São, portanto, pessoas generosas. Levantam-se para ceder o lugar a quem precisa. Abrem a porta com um sorriso. Oferecem presentes fora de data (por mais insignificante que possa parecer), só porque sim. São pessoas com sede de conhecimento; querem aprender sempre mais, compreender melhor. São pessoas que não se afastam do seu estilo só para “seguirem a correnteza” e serem como os outros.
São Elegantes, porque entendem perfeitamente o quão importante é um carinho, um gesto, uma palavra, um conversar “olhos-nos-olhos”, de ser-se solidário, de dar a mão…
Não há livro, nem blog que ensine a ter uma visão generosa do mundo… Pode-se aprender este tipo de Elegância, se estivermos atentos e observarmos com atenção, mas fundamentalmente terá que ser o próprio a cultivá-la, a acarinhá-la e a alimentá-la. Dá trabalho, mas é esta Elegância que é o ícone máximo da ELEGÂNCIA. Afinal, mais importante do que ser detentor da coroa é possuir a majestade!




                                 A Cortesia - Adolphe-William Bouguereau (1825 - 1905)


Comentários

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social.
1-Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho.
Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)Idade b)Sexo c)Posição social d)Posição política e)Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempre efectuadas com o nome e o sobrenome; não entenda isto como snobismo, mas sim como um ponto de referência importante. Claro que se for uma pessoa …

Como Atender o Telefone da Sua Empresa

Quantas vezes procurou uma empresa na internet, navega no seu site - extremamente apelativo, por sinal - fica completamente maravilhado com tudo o que a empresa tem para oferecer ao cliente, efectua o contacto telefónico e...decepção! Atendimento telefónico péssimo e sem receber o feedback pelo qual tanto aguardava. O telefone ainda é um instrumento de vendas e de networking muito importante, por isso, é necessário ter em consideração alguns factores quando atender ou efectuar uma chamada telefónica. Não esquecer também da qualidade do atendimento que deve dar igualmente às ligações internas, que comprometem também a comunicação e agilidade no andamento dos negócios da sua empresa. 
Seguem algumas orientações para um atendimento telefónico de excelência:  - Ao atender o telefone diga o nome da empresa,  saudação para as chamadas externas que esteja estipulada pela empresa, seguido do seu nome (ex: protocolo e etiqueta, boa-tarde, fala a Constança, em que lhe posso ser útil?).  - Acas…

Bandeiras: Parte I

De repente lembrei-me daquele episódio da Bandeira Nacional (Portugal) hasteada ao contrário (que também tem um significado, já lá vamos) e lembrei de publicar o texto que se segue sobre como colocar / hastear bandeiras.
Vamos, então, explicar qual o significado de uma bandeira hasteada ao contrário: significa que o lugar que essa bandeira representa está sendo invadido pelo inimigo e é um pedido de socorro aos seus aliados!
A bandeira é o símbolo representativo de um Estado soberano, ou país; de um município, de uma sociedade, de um clã, de um reino, de uma coroa; existem normas para hastear as bandeiras e há toda uma simbologia inerente às mesmas. Sem grandes delongas, irei tentar dar umas "dicas" práticas sobre como hastear as bandeiras.
No caso de Portugal, a lei que rege essas regras do desfraldar da bandeira é o Decreto-lei n.º 150/87 de 30 /3/1987.
Em Portugal e em território português essa lei estipula que a bandeira portuguesa "quando desfraldada com outras bandeir…