Avançar para o conteúdo principal

A Elegância


Hoje, gostaria de abordar o tema Elegância. Não me refiro à elegância no seu sentido mais restrito e ao qual, infelizmente, a maioria das pessoas associa o termo. Refiro-me, sim, à Elegância no seu sentido mais lato e mais interessante e que está a cair em desuso.
Usualmente,  quando se fala em elegância, associa-se roupas, perfumes, acessórios de marca, carros, casas e prestígio social. Mas estes não substituem o tipo de Elegância a que me refiro (reparem que para diferenciar entre uma e outra, escrevo com e-minúsculo ou E-maiúsculo!).
Elegância é muito mais do que ter o peso certo, o cabelo impecavelmente tratado pelo cabeleireiro, os acessórios ou a roupa certa; a Elegância deve começar pelo comportamento.
A Elegância vai para além do saber que talher ou copo usar; é muito mais do que saber o que vestir em cada ocasião. Esta Elegância está em vias de extinção; é rara nos dias que correm. E porque rara é preciosa e, por isso, deverá ser preservada e cuidada com esmero; que possamos criar as condições para ela se reproduzir e proliferar e, assim, sair da sua condição de “vias de extinção”!
Ainda pode ser detectada em algumas pessoas; pessoas que sorriem quando falam; pessoas que falam num tom de voz agradável; pessoas que sabem calar e ouvir e só falam na altura certa; pessoas que elogiam muito mais do que criticam; pessoas que ensinam sem falsas pretensões e sem adoptar um ar superior. São, portanto, pessoas generosas. Levantam-se para ceder o lugar a quem precisa. Abrem a porta com um sorriso. Oferecem presentes fora de data (por mais insignificante que possa parecer), só porque sim. São pessoas com sede de conhecimento; querem aprender sempre mais, compreender melhor. São pessoas que não se afastam do seu estilo só para “seguirem a correnteza” e serem como os outros.
São Elegantes, porque entendem perfeitamente o quão importante é um carinho, um gesto, uma palavra, um conversar “olhos-nos-olhos”, de ser-se solidário, de dar a mão…
Não há livro, nem blog que ensine a ter uma visão generosa do mundo… Pode-se aprender este tipo de Elegância, se estivermos atentos e observarmos com atenção, mas fundamentalmente terá que ser o próprio a cultivá-la, a acarinhá-la e a alimentá-la. Dá trabalho, mas é esta Elegância que é o ícone máximo da ELEGÂNCIA. Afinal, mais importante do que ser detentor da coroa é possuir a majestade!




                                 A Cortesia - Adolphe-William Bouguereau (1825 - 1905)


Comentários

Mensagens Populares

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempr

Cocktails e Recepções

Hoje, o tema do meu post (como já perceberam), são as recepções, com especial enfoque para os  cocktails. O que é um Cocktail? É uma recepção com características muito próprias, a começar pelo horário: o  cocktail  é geralmente marcado para as 6 ou 7 e encerra-se às 8 ou 9 horas da noite. Como se organiza o espaço onde decorre o Cocktail? É uma característica do  cocktail  que as pessoas circulem, que os anfitriões dêem atenção a cada um com algumas palavras ou breve conversa, e que o encontro seja limitado em torno de duas horas; não é uma recepção sentada, e não se colocam mesinhas e cadeiras. Mesas de centro que tomam lugar são removidas, e os móveis dispostos de modo a deixar maior espaço central, permanecendo no entanto os assentos que houver normalmente na sala, os quais, re-colocados/ reorganizados, servirão para breve descanso dos mais velhos. Neste caso, melhor que formem pequenos conjuntos nos cantos, por não ser muito estético dispô-los todos em fila ao