Avançar para o conteúdo principal

Inteligência Cultural


Afinal, o que é Inteligência Cultural? 
A inteligência Cultural é a capacidade de interagir de forma eficaz com pessoas de históricos culturais diferentes.
Com a globalização, é preponderante que os homens e mulheres de negócios compreendam, assimilem, desenvolvam e coloquem em prática a sua inteligência cultural.
Existem empresas que fomentam a inteligência cultural nos seus quadros para que estes se movam adequadamente na cultura onde irão colaborar, por forma a melhorar as suas performances profissionais. Para tal, as práticas mais utilizadas são:
 - Treinar o colaborador antes da sua deslocação em missão na empresa;
 - Nomear um anfitrião encarregado de receber e ajudar na adaptação do colaborador na organização que o recebe;
 - Continuação do treino de forma contextualizada sobre a comunicação e adaptação do quadro, com uma avaliação avaliativa de desempenho.
Tais práticas, devem ter em consideração a interação de determinados factores, a saber:
 - As características pessoais e profissionais dos colaboradores a deslocar;
 - O objectivo da deslocação do colaborador;
 - O contexto cultural onde o colaborador irá desenvolver as suas actividades.
As metodologias existentes actualmente para treinar os colaboradores podem dividir-se em 4 categorias de acordo com as abordagens, conteúdo e objectivos do treino:
  1. Treino didático em cultura geral: palestras sobre a influência da cultura no comportamento, treino em auto-percepção da cultura e treino de assimiladores de cultura.
  2. Treino experimental em cultura geral: Workshops em comunicação inter-cultural.
  3. Treino didáctico em cultura específica-alvo: Instruções específicas de orientação na cultura; treino para adquirir sensibilidade intercultural.
  4. Treino experimental em cultura específica-alvo: Simulações de acontecimentos e situações de role plays, workshops em comunicação bilateral e viagens de campo à cultura anfitriã.

Pode-se ainda medir o coeficiente de inteligência cultural através de 6 categorias que ajudam  a entender onde está o colaborador da empresa a ser deslocado:
 - O Provinciano: é eficiente com gente similar, mas tem problemas com as diferenças.
 - O Analista: Decifra as regras e expectativas da cultura, mas através de elaboradas estratégias de aprendizagem.
 - O Natural: É altamente intuitivo e, portanto, não desenvolve uma estratégica de aprendizagem sistemática.
 - O Embaixador: Pode não saber muito sobre a cultura anfitriã, mas comunica efectivamente a sua certeza de que pertence ali.
 - O Mímico: Tem um alto Controlo sobre as saus acções e conduta, mas carece da percepção da essência cultural.
 - O Camaleão:  é o estado ideal já que possui a capacidade – tal como o camaleão – de adaptar-se rapidamente ao mundo que o rodeia.

A título de conclusão neste post que já vai longo, gostaria de dizer que um colaborador de uma empresa dos dias de hoje tem de aprender a desenvolver a sua inteligência cultural. Ao desenvolver a sua inteligência cultural será como Proteus – um personagem sobrenatural na Odisséia de Homero; um habitante marinho que tinha o dom de mudar de forma quando quisesse, transformando-se em um peixe, ou um leão, ou uma árvore, ou até em fogo. Tais mudanças eram guiadas pelo conhecimento da situação em que ele se encontrava.
O colaborador das empresas dos dias de hoje ao ser como Proteus, será flexivel o bastante para se adaptar com sabedoria e sensibilidade, a cada nova situação cultural.



Comentários

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempr

Cartões de Visita

Um cartão de visitas é o aperto de mão que deixamos com alguém. É a expressão visual da nossa identidade. E, por isso mesmo, importante no momento que o entregamos a quem acabamos de conhecer ou a uma pessoa que reencontramos com quem desejamos retomar contacto. Profissionalmente, eles identificam o portador indicando sua ocupação, cargo, localizando em que empresa trabalha etc. Fornecem dados de contacto e são como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se a vontade para estabelecer contacto. - O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se trabalha em uma empresa, provavelmente ele levará o logotipo da mesma, seu nome e cargo no centro. Embaixo, à esquerda, a morada com telefones e fax e a direita o seu e-mail. Se é freelancer, o seu nome e profissão com os dados devem bastar. - Não há nenhum motivo para exibir cores exóticas em um cartão de visitas. A não ser que sua profissão exija que demonstre o quanto pode ser criativo até mesmo no cartão de vi

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv