Avançar para o conteúdo principal

Protocolo Multicultural

E porque a mobilidade é uma realidade, seguem algumas "dicas" para não cometer "gafes" quando viajar para outros países.
A melhor "dica" de todas consiste em pesquisar e informar-se sobre a cultura do país que irá visitar; o que é apreciado num lugar, poderá ser rejeitado em outro. Pesquise sempre: irá com toda a certeza aproveitar melhor a sua estada e cometer menos equívocos.
Seguem alguns exemplos de diferenças culturais:
Por exemplo, na Itália é comum chamar o seu interlocutor pelo título académico seguido pelo sobrenome. Na França, o primeiro nome não é usado nos contactos comerciais e, nos Estados Unidos, convém perguntar como a pessoa prefere ser chamada, para evitar constrangimentos. Na Alemanha, por mais calor que esteja, nunca tire o casaco e arregace as mangas da camisa. Estes gestos são vistos como um sinal de desleixo.


A troca de cartões de visita é quase um ritual nos países orientais.  A etiqueta dos países do sol nascente manda recebê-los com as duas mãos, analisá-los com atenção, nunca escrever sobre eles e mantê-los em cima da mesa em vez de os guardar no bolso.
Nos países islâmicos, não estranhe se a reunião for interrompida. É que nesses países reza-se 5 vezes por dia.

Deixo aqui algumas "dicas" básicas:

1 - Gestos em público: Na Índia ser encarado por estranhos é uma forma de humilhação. Em cidades como Nova York, Londres e Paris, os inevitáveis encontrões devem ser acompanhados de "excuse me" e "pardon". Na Coréia do Sul ninguém assoa o nariz em público. No Japão, fica mal falar alto ou soltar uma gargalhada na sequência de uma piada.

2 - Roupas: Nos países Islâmicos, sobretudo nos mais ortodoxos, as mulheres andam cobertas da cabeça aos pés, não expondo braços e pernas. Os cabelos também ficam escondidos sob um véu, que só pode ser retirado na frente do marido. Dos homens é expectável que andem com camisas de mangas longas e calças compridas. No período do Ramadão, esqueça as cores fortes, especialmente o vermelho. Na Índia, as mulheres não deverão usar roupas justas e decotadas, a não ser que queiram ser mais fotografadas que o Taj Mahal. No Egipto, só vista roxo se estiver de luto.





3 - Etiqueta: Na China comer a sopa de forma ruidosa é um elogio aos anfitriões. Nos países Árabes, arrotar depois das refeições, é igualmente um elogia aos seus anfitriões. Na Índia, Malásia, Egipto Marrocos, Arábia Saudita e Tailândia, use somente a mão direita. A mão esquerda é para a higiene intima
. Na Inglaterra, não molhe o pão no molho, a não ser que queira ser confundido com Conan, o Bárbaro!. O mesmo pensamento terão os franceses acaso utilize palito de dentes.

4 - Bebidas: Nos países islâmicos, há uma só regra: Não beba! A bebida alcoólica é proibida.  Em países como a Irlanda e Russía, o seu anfitrião ficará ofendido se não aceitar uma bebida.. Na Tailândia e Tibete , é costume oferecer uma bebida quente ou fria aos visitantes, uma espécie de chá. Mas nada como a cerimónia do chá no Japão. é um dos costumes mais antigos e tradicionais do Japão e e dura uma eternidade.

A título de resumo, o melhor é fazer como diz o adágio popular: "Em Roma sê como os romanos!"

Comentários

Mensagens Populares

Como Atender o Telefone da Sua Empresa

Quantas vezes procurou uma empresa na internet, navega no seu site - extremamente apelativo, por sinal - fica completamente maravilhado com tudo o que a empresa tem para oferecer ao cliente, efectua o contacto telefónico e...decepção! Atendimento telefónico péssimo e sem receber o feedback pelo qual tanto aguardava. O telefone ainda é um instrumento de vendas e de networking muito importante, por isso, é necessário ter em consideração alguns factores quando atender ou efectuar uma chamada telefónica. Não esquecer também da qualidade do atendimento que deve dar igualmente às ligações internas, que comprometem também a comunicação e agilidade no andamento dos negócios da sua empresa.  Seguem algumas orientações para um atendimento telefónico de excelência:  - Ao atender o telefone diga o nome da empresa,  saudação para as chamadas externas que esteja estipulada pela empresa, seguido do seu nome (ex: protocolo e etiqueta, boa-tarde, fala a Constança, em que lhe poss...

Obrigada / Thank You

E porque o meu blog já foi visto nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Macau, chegou a hora de publicar os meus "posts" também em Inglês. Para "estrear" esta internacionalização, optei por traduzir o "post" subordinado ao tema "Elegância", que publicarei amanhã. A partir de agora, todos os meus "posts" serão em Português e em Inglês. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os que me têm apoiado nesta minha "aventura" cibernética! A todos, o meu bem haja! ____________ Since my blog has been seen in places such as U.S.A., Germany, United Kingdom and Macao, it's about time to publish it in English as well. My first post in English will be the post related to the theme "Elegance", which I will do tomorrow. From this moment on, all my posts will be bilingual (Portuguese and English). I would like to thank to all the people that have been supporting me on this cybernetic "adventure". T...

Vinho: Como Servir?

Na sequência do meu post anterior sobre vinho, naturalmente surgiu na minha cabeça a idéia de escrever umas breves linhas de como servir um vinho.  Servir um vinho é uma arte, que ajuda a melhor saboreá-lo. Assim, depois de escolhida a garrafa e tipo de vinho, e antes de servir, limpe a garrafa , com especial ênfase ao redor do gargalo com o intuito de retirar qualquer pó que possa existir.  - Todas as garrafas devem ser abertas à mesa, na presença dos convivas, com exceção do vinho tinto, que deve ser aberto entre 30 minutos a 1 hora antes da refeição e vertido lentamente para um decantador . Esta operação permite que o vinho “respire” antes de ser servido e permite também filtrar eventuais resíduos ou impurezas.  - Quem serve o vinho, deve ser o primeiro a provar o vinho, porque assim atesta a qualidade do mesmo, para além do que se houver resíduos da rolha, os mesmos ficarão no copo de quem provou primeiro.  - Vinho branco durante a refeição deve ser c...