Avançar para o conteúdo principal

Protocolo Multicultural

E porque a mobilidade é uma realidade, seguem algumas "dicas" para não cometer "gafes" quando viajar para outros países.
A melhor "dica" de todas consiste em pesquisar e informar-se sobre a cultura do país que irá visitar; o que é apreciado num lugar, poderá ser rejeitado em outro. Pesquise sempre: irá com toda a certeza aproveitar melhor a sua estada e cometer menos equívocos.
Seguem alguns exemplos de diferenças culturais:
Por exemplo, na Itália é comum chamar o seu interlocutor pelo título académico seguido pelo sobrenome. Na França, o primeiro nome não é usado nos contactos comerciais e, nos Estados Unidos, convém perguntar como a pessoa prefere ser chamada, para evitar constrangimentos. Na Alemanha, por mais calor que esteja, nunca tire o casaco e arregace as mangas da camisa. Estes gestos são vistos como um sinal de desleixo.


A troca de cartões de visita é quase um ritual nos países orientais.  A etiqueta dos países do sol nascente manda recebê-los com as duas mãos, analisá-los com atenção, nunca escrever sobre eles e mantê-los em cima da mesa em vez de os guardar no bolso.
Nos países islâmicos, não estranhe se a reunião for interrompida. É que nesses países reza-se 5 vezes por dia.

Deixo aqui algumas "dicas" básicas:

1 - Gestos em público: Na Índia ser encarado por estranhos é uma forma de humilhação. Em cidades como Nova York, Londres e Paris, os inevitáveis encontrões devem ser acompanhados de "excuse me" e "pardon". Na Coréia do Sul ninguém assoa o nariz em público. No Japão, fica mal falar alto ou soltar uma gargalhada na sequência de uma piada.

2 - Roupas: Nos países Islâmicos, sobretudo nos mais ortodoxos, as mulheres andam cobertas da cabeça aos pés, não expondo braços e pernas. Os cabelos também ficam escondidos sob um véu, que só pode ser retirado na frente do marido. Dos homens é expectável que andem com camisas de mangas longas e calças compridas. No período do Ramadão, esqueça as cores fortes, especialmente o vermelho. Na Índia, as mulheres não deverão usar roupas justas e decotadas, a não ser que queiram ser mais fotografadas que o Taj Mahal. No Egipto, só vista roxo se estiver de luto.





3 - Etiqueta: Na China comer a sopa de forma ruidosa é um elogio aos anfitriões. Nos países Árabes, arrotar depois das refeições, é igualmente um elogia aos seus anfitriões. Na Índia, Malásia, Egipto Marrocos, Arábia Saudita e Tailândia, use somente a mão direita. A mão esquerda é para a higiene intima
. Na Inglaterra, não molhe o pão no molho, a não ser que queira ser confundido com Conan, o Bárbaro!. O mesmo pensamento terão os franceses acaso utilize palito de dentes.

4 - Bebidas: Nos países islâmicos, há uma só regra: Não beba! A bebida alcoólica é proibida.  Em países como a Irlanda e Russía, o seu anfitrião ficará ofendido se não aceitar uma bebida.. Na Tailândia e Tibete , é costume oferecer uma bebida quente ou fria aos visitantes, uma espécie de chá. Mas nada como a cerimónia do chá no Japão. é um dos costumes mais antigos e tradicionais do Japão e e dura uma eternidade.

A título de resumo, o melhor é fazer como diz o adágio popular: "Em Roma sê como os romanos!"

Comentários

Mensagens Populares

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv...

Uso de Perfume no Local de Trabalho

O uso do perfume é algo muito pessoal, que depende muito da pessoa e até do estado espírito da pessoa. Há uma série de factores que variam quando se escolhe um perfume, sendo que para ir trabalhar há um factor que é imutável: A discrição! Jamais usar um perfume que seja muito intenso e empeste o ambiente. Aposte, por isso, nos perfumes cítricos e florais. 1.        Como definir que perfume usar: E porque numa empresa trabalhamos com outras pessoas, o uso de perfumes deverá ser muito bem pensado, para não interferir de forma negativa com as outras pessoas. Perfumes muito fortes, podem causar falta de ar, renite alérgica, enjoo, dor de cabeça, irritabilidade e falta de concentração, por isso, muito cuidado na escolha do perfume. 2.        Perfumes e Profissão: a)       Escritório de Advocacia : Jamais usar perfumes marcantes e sensuais. Discrição e austeridade são as palavras-chave! Per...

Marketing Pessoal e Etiqueta

As empresas têm uma estratégia para divulgar sua imagem no mercado de forma positiva. Analogamente, poderá considerar-se como sendo uma micro-empresa; uma “Sociedade Unipessoal” e precisa, igualmente, de organizar todos os aspectos da carreira de forma a serem vistos de forma positiva. Deverá, para isso, aprender as regras de etiqueta empresarial para poder organizar o seu marketing pessoal. Para começar, faça uma análise S.W.O.T. da sua carreira e da sua vida; tenha em linha de conta nessa análise factores como a quantidade de recursos que possui, suas finanças pessoais, sua rede de amigos, seu percurso académico. Para o Marketing Pessoal não importa a sua idade, sexo ou raça; Se organizar um plano de “marketing”, conseguirá alterar os factores que dependem de si de forma a alcançar os seus objectivos. Seguem algumas sugestões de guidelines: A. Definir Objetivo(S): 1. O que realmente quero? 2. Quero ser promovido dentro da minha empresa ou mudar de emprego? 3. ...