Avançar para o conteúdo principal

Vestida Para Trabalhar

E porque o verão parece querer chegar e consequentemente a tendência para a "informalidade" no vestir, hoje irei abordar a questão de como nos devemos vestir para trabalhar.

O equilíbrio e o bom senso são fundamentais em todas as facetas das nossas vidas. No campo do protocolo e etiqueta não é diferente. No que diz respeito à nossa imagem, a falta de equilibrio pode colocar a perder excelentes oportunidades: A oportunidade de conseguir um bom emprego; a oportunidade de conseguir um excelente negócio; a oportunidade de conquistar novos clientes, entre outras.

Devemos, portanto, encontrar o equilíbrio nos tons, nos detalhes, nos complementos, na maquilhagem, no corte e cor do cabelo, no verniz das unhas e na escolha dos sapatos e das malas. Citando Giorgio Armani: " cores e detalhes são ruídos, a elegância é silenciosa."

Devemos nos vestir de acordo com a ocasião e com o objectivo que se quer atingir ao usar determinado traje. Adequação é a marca das pessoas elegantes. Pessoas elegantes sabem equacionar a sua imagem pessoal adequando-a ao seu tipo físico, à sua idade, à hora, ao local, ao tipo de companhia e à cultura da empresa onde trabalham.

Senhoras:
No mundo empresarial, salvo algumas excepções, não há muito espaço para ousadias. Qualquer exagero na sua aparência, pode ser "fatal". Convém não arriscar. Uma boa norma de elegância é vestir-se para ficar bonita e não para chamar a atenção.
É, portanto, proibido - num contexto empresarial - o uso de mini-saia; tops onde a barriga fica de fora, tops sensuais, transparências, saias com fendas pronunciadas e decotes audaciosos. O comprimento da saia deve ser próximo ao joelho. Atenção a piercings e tatuagens. Empresas onde o cargo exija o uso de farda poderão eventualmente recusar recrutar pessoas que tenham tatuagens visíveis, o que faz sentido, afinal mais do que em outra situação, ao vestirmos uma farda estamos visivelmente a representar a instituição que está inerente a essa farda.

Aqui ficam algumas "dicas" para ser elegante no trajar para trabalhar:

 - Bijuterias ou jóias devem ser discretas e de bom gosto
 - Não deve adoptar vestir-se toda de branco, a não ser que a profissão assim o exija.
 - O preto total, ao contrário do que se pensa, não emagrece. O ideal é acrescentar um detalhe de cor; um elemento claro.
 - Óculos escuros devem ser discretos. Retire-os para conversar com as pessoas.
 - Não abuse dos perfumes; de verão deverá optar por perfumes mais "frescos"; mais suaves . Um perfume deve sussurrar e não gritar!
- Blazer, tailleurs, e conjunto calça/casaco nas cores básicas.
- Sapatos de salto médio com meia. Tenha sempre um par extra na gaveta ou mala, pois se a meia desfiar, lá se vai a elegância!
- Pouca maquilhagem e discreta. Brilhos só à noite!
- Jamais saia de casa com o verniz das unhas descascado e raízes de cabelo descoloradas à mostra.

E porque o texto já vai longo, fico-me por aqui. Amanhã, ou brevemente quando me for oportuno, darem algumas "dicas" para os homens.

Sintam-se à vontade para colocar questões sobre este tema, ou outros, no âmbito do protocolo e da etiqueta. Terei todo o gosto em responder!

Até breve!

Comentários

Mensagens Populares

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempr

Cocktails e Recepções

Hoje, o tema do meu post (como já perceberam), são as recepções, com especial enfoque para os  cocktails. O que é um Cocktail? É uma recepção com características muito próprias, a começar pelo horário: o  cocktail  é geralmente marcado para as 6 ou 7 e encerra-se às 8 ou 9 horas da noite. Como se organiza o espaço onde decorre o Cocktail? É uma característica do  cocktail  que as pessoas circulem, que os anfitriões dêem atenção a cada um com algumas palavras ou breve conversa, e que o encontro seja limitado em torno de duas horas; não é uma recepção sentada, e não se colocam mesinhas e cadeiras. Mesas de centro que tomam lugar são removidas, e os móveis dispostos de modo a deixar maior espaço central, permanecendo no entanto os assentos que houver normalmente na sala, os quais, re-colocados/ reorganizados, servirão para breve descanso dos mais velhos. Neste caso, melhor que formem pequenos conjuntos nos cantos, por não ser muito estético dispô-los todos em fila ao