Avançar para o conteúdo principal

Vestida Para Trabalhar

E porque o verão parece querer chegar e consequentemente a tendência para a "informalidade" no vestir, hoje irei abordar a questão de como nos devemos vestir para trabalhar.

O equilíbrio e o bom senso são fundamentais em todas as facetas das nossas vidas. No campo do protocolo e etiqueta não é diferente. No que diz respeito à nossa imagem, a falta de equilibrio pode colocar a perder excelentes oportunidades: A oportunidade de conseguir um bom emprego; a oportunidade de conseguir um excelente negócio; a oportunidade de conquistar novos clientes, entre outras.

Devemos, portanto, encontrar o equilíbrio nos tons, nos detalhes, nos complementos, na maquilhagem, no corte e cor do cabelo, no verniz das unhas e na escolha dos sapatos e das malas. Citando Giorgio Armani: " cores e detalhes são ruídos, a elegância é silenciosa."

Devemos nos vestir de acordo com a ocasião e com o objectivo que se quer atingir ao usar determinado traje. Adequação é a marca das pessoas elegantes. Pessoas elegantes sabem equacionar a sua imagem pessoal adequando-a ao seu tipo físico, à sua idade, à hora, ao local, ao tipo de companhia e à cultura da empresa onde trabalham.

Senhoras:
No mundo empresarial, salvo algumas excepções, não há muito espaço para ousadias. Qualquer exagero na sua aparência, pode ser "fatal". Convém não arriscar. Uma boa norma de elegância é vestir-se para ficar bonita e não para chamar a atenção.
É, portanto, proibido - num contexto empresarial - o uso de mini-saia; tops onde a barriga fica de fora, tops sensuais, transparências, saias com fendas pronunciadas e decotes audaciosos. O comprimento da saia deve ser próximo ao joelho. Atenção a piercings e tatuagens. Empresas onde o cargo exija o uso de farda poderão eventualmente recusar recrutar pessoas que tenham tatuagens visíveis, o que faz sentido, afinal mais do que em outra situação, ao vestirmos uma farda estamos visivelmente a representar a instituição que está inerente a essa farda.

Aqui ficam algumas "dicas" para ser elegante no trajar para trabalhar:

 - Bijuterias ou jóias devem ser discretas e de bom gosto
 - Não deve adoptar vestir-se toda de branco, a não ser que a profissão assim o exija.
 - O preto total, ao contrário do que se pensa, não emagrece. O ideal é acrescentar um detalhe de cor; um elemento claro.
 - Óculos escuros devem ser discretos. Retire-os para conversar com as pessoas.
 - Não abuse dos perfumes; de verão deverá optar por perfumes mais "frescos"; mais suaves . Um perfume deve sussurrar e não gritar!
- Blazer, tailleurs, e conjunto calça/casaco nas cores básicas.
- Sapatos de salto médio com meia. Tenha sempre um par extra na gaveta ou mala, pois se a meia desfiar, lá se vai a elegância!
- Pouca maquilhagem e discreta. Brilhos só à noite!
- Jamais saia de casa com o verniz das unhas descascado e raízes de cabelo descoloradas à mostra.

E porque o texto já vai longo, fico-me por aqui. Amanhã, ou brevemente quando me for oportuno, darem algumas "dicas" para os homens.

Sintam-se à vontade para colocar questões sobre este tema, ou outros, no âmbito do protocolo e da etiqueta. Terei todo o gosto em responder!

Até breve!

Comentários

Mensagens Populares

Vinho: Onde Servir?

Na sequência dos artigos sobre vinhos, este aborda a questão de em que copo/taça/cálice servir determinado vinho. Para começar, os copos deverão ser incolores e sem ornamentos para que possam deixar transparecer a cor e a pureza do vinho; Devem ter um pé para que se possa segurar por aí e dessa forma, não aquecer o vinho. Por norma, um vinho tinto é servido num cálice grande e aberto, por forma a permitir a libertação dos seus aromas; e o vinho branco num cálice pequeno e fechado, permitindo assim a concentração dos seus aromas. balão (copo redondo, permite que o vinho “respire”, ideal para tintos nobres e envelhecidos); túlipa (parece um sino invertido, recomenda-se para servir vinhos brancos, rosés e tintos jovens); bordalês (copo elegante, perfeito para vinhos brancos, rosés e tintos jovens); taça (um copo largo e achatado, utilizado para o vinho tinto, mas também para servir espumante doce); flute (elegante e esguio, é o mais utilizado para servir champanhe). Nada d...

Etiqueta Empresarial Em Angola

A guerra civil de longa duração, afectou a economia angolana. No entanto, desde o final da guerra em 2002, o Governo começou a reconstruir a nação através de significativas reformas políticas e financeiras. O país é detentor de recursos naturais que têm o potencial de tornar Angola um país muito rico, a produção e exportação de petróleo contínua coloca Angola no caminho para o crescimento económico sustentado. Hoje, os esforços de Angola na revitalização e manutenção da estabilidade política e económica estão a captar o interesse de investidores estrangeiros e a contribuir para a abertura do país para aumentar as oportunidades de negócios internacionais. Práticas de Trabalho em Angola  Preparação da Viagem: • As horas de trabalho em Angola é de Segunda a Quinta-feira de cerca de 7h30 - 18:30, com um intervalo de duas horas para almoço e na Sexta-feira somente pela manhã. Apenas alguns escritórios estão abertos aos sábados. • Os angolanos têm uma atitude mais flexív...

Refeições de Trabalho

  Almoços de Trabalho Segue-se uma pequena lista de dicas que o/a ajudarão quando confrontado(a) com a perspectiva de ir almoçar com um cliente ou com o chefe: -           Esteja a 100% com a(s) pessoa(s) com quem está a almoçar. Não há nada pior do que estar a ter uma conversa com alguém que está metade ali e metade noutro lado. -           Seja pontual .  Embora seja de senso comum, a percentagem de pessoas que chegam atrasadas está acima dos 65%. Não estique o seu tempo até ao limite antes de sair do escritório. Leve consigo algo para ler, chegue cedo, sente-se no lobby. O chegar atrasado fica implantado na memória dos outros e exige um pedido de desculpas da sua parte. -           Desligue o seu telemóvel antes de entrar no restaurante Ninguém à sua volta está interessado em ouvir as suas conversas ao tele...