Avançar para o conteúdo principal

Netiqueta

Boa-noite!

Estive a pensar durante o dia de hoje qual poderia ser o meu primeiro "post". De imediato, surgiu a ideia: um "post" sobre Netiqueta!

O que é Netiqueta, perguntarão alguns de vocês. Netiqueta é a designação dada a um conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na internet. Tais normas refletem regras pautadas pelo bom senso com o objetivo da boa convivência entre os usurários da rede. O usurário que desrespeite de forma consciente ou inconsciente as regras da netiqueta prejudica também a si mesmo, na medida em que é "posto de parte" pelos outros internautas.

Aqui vão algumas "dicas" para a boa convivência na rede (no caso para o correio electrónico):

Correio Electrónico:
ü  Consulte periodicamente a sua caixa de correio.
ü  Evite enviar mensagens excessivamente grandes.
ü  Nunca assuma que os seus e-mails são somente lidos por si, enquanto permanecem no servidor.
ü  Seja sucinto nas mensagens, indo diretamente ao assunto.
ü  Tente focar um só assunto na mensagem e dê-lhe um título.
ü  Anexe a sua assinatura no final de cada mensagem de correio electrónico ou fóruns de discussão.   
ü  Utilizar *Asteriscos* antes e depois de uma palavra podem ser usados para fazer um destaque. Escrever outras palavras do texto com caracteres maiúsculos poderá levar o leitor a pensar que (o autor) ESTÁ A GRITAR!
ü  Abreviaturas poderão ser usadas sempre que possível. No entanto, não se esqueça que certas mensagens cheias de abreviaturas e siglas podem ser confusas para o leitor (ex. de abreviatura: FYI (= For Your Information).

Espero que tenham gostado deste pequeno "post". Estou ao vosso inteiro dispor caso queiram fazer perguntas sobre o tema de hoje. Terei todo o gosto em responder.

Até amanhã!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempr

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv

Cartões de Visita

Um cartão de visitas é o aperto de mão que deixamos com alguém. É a expressão visual da nossa identidade. E, por isso mesmo, importante no momento que o entregamos a quem acabamos de conhecer ou a uma pessoa que reencontramos com quem desejamos retomar contacto. Profissionalmente, eles identificam o portador indicando sua ocupação, cargo, localizando em que empresa trabalha etc. Fornecem dados de contacto e são como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se a vontade para estabelecer contacto. - O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se trabalha em uma empresa, provavelmente ele levará o logotipo da mesma, seu nome e cargo no centro. Embaixo, à esquerda, a morada com telefones e fax e a direita o seu e-mail. Se é freelancer, o seu nome e profissão com os dados devem bastar. - Não há nenhum motivo para exibir cores exóticas em um cartão de visitas. A não ser que sua profissão exija que demonstre o quanto pode ser criativo até mesmo no cartão de vi