As empresas têm uma estratégia para divulgar sua imagem no mercado de forma
positiva.
Analogamente, poderá considerar-se como sendo uma micro-empresa; uma “Sociedade
Unipessoal” e precisa, igualmente, de organizar todos os aspectos da carreira
de forma a serem vistos de forma positiva. Deverá, para isso, aprender as
regras de etiqueta empresarial para poder organizar o seu marketing pessoal.
Para começar, faça uma análise S.W.O.T. da sua carreira e da sua vida;
tenha em linha de conta nessa análise factores como a quantidade de recursos que
possui, suas finanças pessoais, sua rede de amigos, seu percurso académico. Para
o Marketing Pessoal não importa a sua idade, sexo ou raça; Se organizar um
plano de “marketing”, conseguirá alterar os factores que dependem de si de
forma a alcançar os seus objectivos.
Seguem algumas sugestões de guidelines:
A. Definir Objetivo(S):
1. O que realmente
quero?
2. Quero ser
promovido dentro da minha empresa ou mudar de emprego?
3. Escrever um
livro e/ ou fazer um blog?
B. Objetivo (s) e o futuro:
1. Como o meu desejo
actual se encaixa no que eu planeio para o meu futuro, a médio/ longo prazo
(daqui a vinte anos)?
2. Como a minha situação
actual pode ajudar-me a alcançar o meu objetivo.
3. O que preciso
fazer para atingir o meu objectivo?
C. Definir os passos do meu marketing pessoal:
Quando se depara com as suas expectativas e o que possui como património
pessoal, uma ideia do que poderá fazer começa a surgir e então poderá equacionar
quais os passos necessários para atingir o(s) seu(s) objectivo(s).
D. Analisar
:
Às vezes encontramos pessoas que não são tão capazes a desempenhar tarefas
com desenvoltura e competência que nos causa espanto. Com certeza elas seguem
as normas de etiqueta empresarial , além de saberem como vender sua imagem de
forma a transformarem suas deficiências em pontos invisíveis e salientarem seus
pontos fortes. Isso é marketing pessoal. O marketing pessoal propícia que a
pessoa se "esconda" atrás de uma imagem bem construída para conseguir
atingir o objetivo que traçou.
Resumindo, mais do que ser altamente competente ou conhecedor da actividade que
desempenha, precisa organizar um plano de marketing pessoal para se mostrar e
ser notado de forma positiva. Você precisa ter uma postura profissional,
usando as regras da etiqueta empresarial. O seu empregador desejará que você
faça parte da sua equipa.
Aqui relacionamos algumas atitudes que, não só estão de acordo com as regras
de etiqueta empresarial, como deverão também ser tidas em linhas de conta para que possa investir no seu marketing
pessoal e melhorar, assim, a maneira
como o mundo o vê. As estratégias de marketing pessoal recomendam:
- Comece por
observar as pessoas que têm sucesso; Descubra como elas se relacionam e o que
fazem para serem percebidas de forma tão positiva.
- Invista na
sua formação académica. Idiomas, pós- graduação, MBA, mestrado, doutoramento…
- Faz parte
do marketing pessoal gerir sua rede de amigos e relacionamentos
(networking). Essa é uma forma de ter a quem recorrer, caso necessite de
uma recomendação. Quanto maior for a rede de contatos, melhor será a
possibilidade de se conseguir uma recomendação.
- O Marketing pessoal
diz: Seja visto! Participe de eventos sociais, almoços, encontros
empresariais.
- Cuide da sua imagem
pessoal. Se vista de acordo com o seu cargo. Saiba as regras de etiqueta
empresarial; cuide do seu aspecto físico (vide os posts “vestida(o) para
trabalhar” e “Gravatas – com que nó é que vou?”
- Simpatia abre portas
e faz novos contactos.
- Saber ouvir, falar e
trabalhar em equipa. Pontos fortes que fazem sua "marca" ficar
estampada na memória dos que trabalham com você de forma positiva.
- Conhecimento geral
dos factos que estão em evidência no mundo. Assim, conseguirá participar de qualquer conversa e ser interessante.
- Não prejudique
ninguém para alcançar o que quer. Reverterá seguramente contra si.
A construção da sua marca pessoal acontece através do marketing pessoal .
Trabalhe partilhando informação e experiências e agindo de acordo com a etiqueta
empresarial. O seu sucesso depende de como você vende sua imagem, e de como é
percebido pelo outro. Construa o seu "eu" da melhor maneira, com
solidez fundada em conhecimentos adquiridos e experiências. Assim, será mais
fácil vender sua imagem.
Um produto com qualidade, aliado a um bom marketing pessoal é a meta a
atingir. Seja esse produto!
E se meu chefe querer saber quem é antes de atender. O que eu falo antes e o que eu falo depois para a pessoa que ligou, sendo que ele resolveu nao atender
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