Avançar para o conteúdo principal

Marketing Pessoal e Etiqueta


As empresas têm uma estratégia para divulgar sua imagem no mercado de forma positiva.

Analogamente, poderá considerar-se como sendo uma micro-empresa; uma “Sociedade Unipessoal” e precisa, igualmente, de organizar todos os aspectos da carreira de forma a serem vistos de forma positiva. Deverá, para isso, aprender as regras de etiqueta empresarial para poder organizar o seu marketing pessoal.

Para começar, faça uma análise S.W.O.T. da sua carreira e da sua vida; tenha em linha de conta nessa análise factores como a quantidade de recursos que possui, suas finanças pessoais, sua rede de amigos, seu percurso académico. Para o Marketing Pessoal não importa a sua idade, sexo ou raça; Se organizar um plano de “marketing”, conseguirá alterar os factores que dependem de si de forma a alcançar os seus objectivos.

Seguem algumas sugestões de guidelines:

A. Definir Objetivo(S):
1. O que realmente quero?
2. Quero ser promovido dentro da minha empresa ou mudar de emprego?
3. Escrever um livro e/ ou fazer um blog? 

B. Objetivo (s) e o futuro:
1. Como o meu desejo actual se encaixa no que eu planeio para o meu futuro, a médio/ longo prazo (daqui a vinte anos)?
2. Como a minha situação actual pode ajudar-me a alcançar o meu objetivo.
3. O que preciso fazer para atingir o meu objectivo?

C. Definir os passos do meu marketing pessoal:
Quando se depara com as suas expectativas e o que possui como património pessoal, uma ideia do que poderá fazer começa a surgir e então poderá equacionar quais os passos necessários para atingir o(s) seu(s) objectivo(s).

D.  Analisar :
Às vezes encontramos pessoas que não são tão capazes a desempenhar tarefas com desenvoltura e competência que nos causa espanto. Com certeza elas seguem as normas de etiqueta empresarial , além de saberem como vender sua imagem de forma a transformarem suas deficiências em pontos invisíveis e salientarem seus pontos fortes. Isso é marketing pessoal. O marketing pessoal propícia que a pessoa se "esconda" atrás de uma imagem bem construída para conseguir atingir o objetivo que traçou.
Resumindo, mais do que ser altamente competente ou conhecedor da actividade que desempenha, precisa organizar um plano de marketing pessoal para se mostrar e ser notado de forma positiva. Você precisa  ter uma postura profissional, usando as regras da etiqueta empresarial. O seu empregador desejará que você faça parte da sua equipa.
Aqui relacionamos algumas atitudes que, não só estão de acordo com as regras de etiqueta empresarial, como deverão também ser tidas em linhas de conta  para que possa investir no seu marketing pessoal e melhorar, assim,  a maneira como o mundo o vê. As estratégias de marketing pessoal recomendam:
  • Comece por observar as pessoas que têm sucesso;  Descubra como elas se relacionam e o que fazem para serem percebidas de forma tão positiva.
  • Invista na sua formação académica. Idiomas, pós- graduação, MBA,  mestrado, doutoramento…
  • Faz parte do marketing pessoal gerir sua rede de amigos e relacionamentos (networking). Essa é uma forma de ter a quem recorrer, caso necessite de uma recomendação. Quanto maior for a rede de contatos, melhor será a possibilidade de se conseguir uma recomendação.
  • O Marketing pessoal diz: Seja visto! Participe de eventos sociais, almoços, encontros empresariais.
  • Cuide da sua imagem pessoal. Se vista de acordo com o seu cargo. Saiba as regras de etiqueta empresarial; cuide do seu aspecto físico (vide os posts “vestida(o) para trabalhar” e “Gravatas – com que nó é que vou?”
  • Simpatia abre portas e faz novos contactos.
  • Saber ouvir, falar e trabalhar em equipa. Pontos fortes que fazem sua "marca" ficar estampada na memória dos que trabalham com você de forma positiva.
  • Conhecimento geral dos factos que estão em evidência no mundo. Assim, conseguirá participar de qualquer conversa e ser interessante.
  • Não prejudique ninguém para alcançar o que quer. Reverterá seguramente contra si.
A construção da sua marca pessoal acontece através do marketing pessoal .
Trabalhe partilhando informação e experiências e agindo de acordo com a etiqueta empresarial. O seu sucesso depende de como você vende sua imagem, e de como é percebido pelo outro. Construa o seu "eu" da melhor maneira, com solidez fundada em conhecimentos adquiridos e experiências. Assim, será mais fácil vender sua imagem.

Um produto com qualidade, aliado a um bom marketing pessoal é a meta a atingir. Seja esse produto!

Comentários

  1. E se meu chefe querer saber quem é antes de atender. O que eu falo antes e o que eu falo depois para a pessoa que ligou, sendo que ele resolveu nao atender

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Convites e Envelopes: Nada mais Fácil!

Para os que recebem convites para eventos onde constam siglas que mais lhes parece código entre detectives, aqui fica a "descodificação" dos mesmos. Nada mais fácil. Ora vejam: 1 - Convites com a sigla R.S.F.F. (Responder Se Faz Favor):  Devem ser respondidos no espaço de 48 horas; mas para tudo existe uma excepção... se é uma pessoa que recebe muitos convites, não tem de responder no espaço de 48 horas; tem de ter em atenção o espaço que vai desde que recebe o convite até À data do evento para o qual é convidado. Agora, deve-se responder a todos os convites que se recebe e tão breve quanto possível. Claro que nesta questão, como em todas as outras relacionadas com etiqueta, o bom-senso deve imperar. Assim, ninguém lhe levará a mal se não responder se for o caso do lançamento de um livro ou a ante-estreia de um filme (não estranhe, no entanto, se a entidade promotora do evento não o voltar a convidar se não responder...), mas não responder ao convite de um jantar é impensáv

Etiqueta Social: Algumas regras básicas

Denis Thacher, cumprimenta a Primeira Dama Nancy Reagan,  1988 A minha avó materna diz, do alto dos seus 94 anos, “ a educação nunca passa de moda”, e é  - numa singela homenagem a ela – que apresento algumas regras básicas de etiqueta social. 1-       Apresentações: Sempre o menos importante se apresenta ou é apresentado para o mais importante, ie, o senhor para a senhora, o mais novo ao mais velho. Como se determina a importância? Para determinar a importância, deve-se ter em consideração os seguintes factores: a)       Idade b)       Sexo c)        Posição social d)       Posição política e)       Hierarquia As mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas. No entanto, é gentil levantar-se para alguém mais velho ou para uma grávida, por isso, se for mulher, é simpático levantar-se para cumprimentar ou uma grávida ou uma senhora mais velha. Os homens levantam-se sempre, mesmo para cumprimentar outro homem. As apresentações devem ser sempr

Cartões de Visita

Um cartão de visitas é o aperto de mão que deixamos com alguém. É a expressão visual da nossa identidade. E, por isso mesmo, importante no momento que o entregamos a quem acabamos de conhecer ou a uma pessoa que reencontramos com quem desejamos retomar contacto. Profissionalmente, eles identificam o portador indicando sua ocupação, cargo, localizando em que empresa trabalha etc. Fornecem dados de contacto e são como uma senha para que, de posse dele, a pessoa sinta-se a vontade para estabelecer contacto. - O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se trabalha em uma empresa, provavelmente ele levará o logotipo da mesma, seu nome e cargo no centro. Embaixo, à esquerda, a morada com telefones e fax e a direita o seu e-mail. Se é freelancer, o seu nome e profissão com os dados devem bastar. - Não há nenhum motivo para exibir cores exóticas em um cartão de visitas. A não ser que sua profissão exija que demonstre o quanto pode ser criativo até mesmo no cartão de vi